Consultor explica como deixar a casa limpa e higienizada

Além da costumeira faxina, trocar de roupa e tirar os sapatos antes de entrar em casa também são medidas eficazes, afirma Artur Timerman, mestre em infectologia pela Faculdade de Medicina da USP e consultor de limpeza da Condor

Local: São Paulo, SP

Data: 14/11/2017

É dia de faxina: escolha uma roupa confortável, selecione suas músicas preferidas, separe todos os itens que serão utilizados e mão na massa. Existem algumas dicas importantes para facilitar o momento limpeza: não deixe a sujeira acumular, desarrumou–arrume, sujou-lave, quebrou-conserte, pegou-guarde, não usa-doe, faz muita diferença no dia a dia e ajudam a diminuir o tempo de limpeza.

Dar aquela geral na casa é uma tarefa árdua e muito importante, afinal, limpeza está associada a bem-estar e saúde. Estar em um ambiente limpo e organizado é algo extremamente prazeroso e reconfortante. Segundo o doutor Artur Timerman, mestre em infectologia pela USP e consultor de limpeza da Condor – “a faxina deve começar pelos quartos e salas, sempre de cima para baixo, antes de passar o lustra móveis é importante retirar o excesso de pó com um pano úmido para não espalhar a poeira. Outra dica: passar o aspirador de pó em cortinas, colchão, travesseiros, carpetes e depois finalizar com a vassoura. O próximo passo é limpar a cozinha e banheiro. Vale também retirar o grosso da sujeira, por exemplo, antes de limpar o fogão passar o papel toalha para retirar o excesso de gordura e assim facilitar a limpeza. Os itens utilizados para limpar o banheiro devem ser exclusivos e não devem ser usados em outros ambientes”.

Atenção ao uso exagerado de produtos. Água sanitária pode manchar os móveis e causar reações alergias, a fórmula do sabão pó é extremamente alcalina e sua acidez é compatível à soda caustica que causa corrosão no piso. Se usada com muita frequência, contribuirá para o aparecimento de buracos nas superfícies que vão acumular mais poeira e sujeira. Também os famosos panos multiuso devem ser utilizados apenas em pisos laváveis como cerâmica, paredes, vidros e plastificados.

Nem pensar em usar o mesmo pano para limpar a casa toda – este é um erro gravíssimo. “Agir desta maneira é distribuir bactérias por todos os ambientes”, alerta o infectologista. Outro item muito utilizado em casa é o desinfetante. O erro mais comum é limpar o chão com o produto. O correto é limpar os locais que são tocados com as mãos.

Existem algumas regras valiosas que podem ser executadas diariamente e ajudam a diminuir a sujeira trazida da rua para casa. “Em países orientais existe o costume de deixar os sapatos na entrada da casa. Esta atitude faz parte da sabedoria milenar e pesquisas científicas comprovam que os japoneses estão corretos. A Universidade de Houston realizou um estudo e descobriu que 39% dos sapatos continham bactérias conhecidas como Clostridium difficile resistente a vários antibióticos e é uma ameaça à saúde pública. As doenças acarretadas por ela causam infecção do intestino grosso, especialmente aos cólons, podendo causar colite e casos graves de diarreia. A Universidade do Arizona descobriu nove formas diferentes de bactérias encontradas na sola dos sapatos, ou seja, é um hábito que os brasileiros devem incorporar a sua rotina”, alerta o doutor Artur Timerman, mestre em infectologia pela USP e consultor de limpeza da Condor.

Ao chegar em casa o ideal é tomar banho. Caso não seja possível à opção é lavar bem as mãos por um minuto com sabonete e esfregar com esmero. As mãos são a parte do corpo que mais acumulam vírus, bactérias, protozoários, ovos de vermes e fungos. Por exemplo, ao apertar a mão de outra pessoa, ao abrir a porta, ao se segurar no transporte coletivo. Trocar de roupa também faz parte do ritual de limpeza. Não é possível trocar todas as peças, retire aquelas que estiveram mais sujas. Atenção especial com estes itens: aventais, jalecos, gravatas estão especialmente propensos a reterem sujidades.

Sobre a Condor

Limpeza, Beleza, Higiene Bucal, Pintura Artística e Imobiliária são os segmentos de negócios da Condor, empresa genuinamente brasileira e maior fábrica de escovas da América Latina.

A empresa fundada pelo imigrante alemão Augusto Emílio Klimmek, em 1929, na cidade de São Bento do Sul, interior de Santa Catarina, está presente em mais de 100 mil pontos de vendas do Brasil e exporta para mais de 30 países. Lidera o mercado de escovas dentais infantis, escovas para limpeza, escovas e pentes para cabelos e pincéis artísticos, seguindo firme no posicionamento de ser a maior referência brasileira no setor de utensílios e acessórios para cuidados pessoais e com o lar.

Nestes quase 90 anos de história, a Condor se tornou uma das marcas mais presentes nos lares brasileiros, e suas duas unidades fabris, que somam 53 mil metros quadrados de área construída, estão instaladas na cidade de São Bento do Sul. Seus 1.300 colaboradores se revezam em turnos na produção de mais de 1500 produtos.



Website: http://www.condor.ind.br/

Website: http://www.condor.ind.br/