Mercado dos esportes com pranchas movimenta 10 bilhões de reais por ano e tem 10 mil empresas atuando no Brasil

A Associação Brasileira da Indústria dos Esportes com Prancha visa promover a aproximação de dirigentes de empresas associadas para permanente intercâmbio de informações entre elas, visando o aprimoramento de seus processos de desenvolvimento em todos os campos

Data: 16/03/2018

Um setor com oito esportes e uma maneira de viver, com produção distribuição, comunicação e organização própria, conquista pódios mundiais e encanta a população brasileira com seu hedonismo e carisma.
Romeu Andreatta, fundador da revista Fluir e da plataforma Alma Surf, atua no mercado há 35 anos, pratica todos os esportes com pranchas e decidiu unir toda a indústria na fundação da ABIEP.

Para tanto, acontece no dia 19 de março, na sede da Federação da Indústria do Estado de São Paulo, na capital paulista, o primeiro evento oficial promovido pela ABIEP (Associação Brasileira da Indústria dos Esportes com Prancha). Na ocasião, com presença de autoridades e das personalidades mais emblemáticas do segmento dos esportes de ação no Brasil, serão discutidas propostas e estratégias para levar fomento às modalidades dos oito boardsports (surf, skate, stand up paddle, wakeboard, bodyboard, kiteboard e windsurf), bem como mecanismos de investimentos no setor, sobretudo nas áreas onde serão criadas novas ZEIs - Zona Estritamente Industrial, caso do município de São Vicente, litoral Sul do estado de São Paulo.

"Os esportes com pranchas nasceram com o surf e sua cultura de vida, que sempre buscou e busca uma melhor maneira de viver, explicando o comportamento moderno e hedonista dos seus praticantes. O surf e suas modalidades correlatas formam um universo de 7 milhões de praticantes no Brasil e 23 milhões de simpatizantes", informa Romeu Andreatta, presidente de honra e fundador da ABIEP.

"Por isto nasceu a ABIEP, para que possamos fomentar o crescimento desta pratica para os simpatizantes. Como segundo passo, a entidade visa catalisar as 10 mil empresas e entidades esportivas nas diferentes modalidades dos esportes com pranchas, dando institucionalidade, capacitação e crescimento para todos", explica o dirigente.

Como entidade nacional de representação, a ABIEP é uma organização apolítica e tem como objeto e finalidade congregar - a nível nacional - as empresas do setor dos esportes com prancha, promovendo e defendendo seus legítimos interesses com vistas ao desenvolvimento do segmento econômico que representa.

Neste sentido, a ABIEP visa promover a aproximação de dirigentes de empresas associadas, para permanente intercâmbio de informações entre elas, visando o aprimoramento de seus processos de desenvolvimento em todos os campos. Além disso, ela pretende estimular e zelar pelo elevado relacionamento ético entre as empresas suas associadas e destas com terceiros, especialmente com clientes e fornecedores.

Para tanto, a associação irá promover estudos e pesquisas de interesse das empresas associadas, especialmente as mercadológicas, e de órgãos governamentais, prestando permanente colaboração, inclusive de assessoramento e consultoria, além da formulação de preposições e de procedimentos, na qualidade de representante de suas associadas, perante os membros do Governo e Órgãos Governamentais.

Segundo Romeu Andreatta, presidente da ABIEP, uma das propostas é "incentivar o relacionamento entre entidades de classe congêneres, prestando permanente colaboração, visando o aprimoramento da representação empresarial". Neste sentido, a entidade pretende promover, por meio deste website oficial, campanha massiva de filiação, de modo a oferecer facilidades de participação dos associados em feiras e eventos do segmento boardsports tanto no Brasil quanto no exterior.

A ABIEP é formada por Romeu Andreatta (presidente do conselho), Raul Thame (presidente) e Marco Ferragina (diretor executivo). O conselho é formado por Alceu Toledo Junior, Fernando Mesquita, Milton Pereira e Rosaldo Cavalcanti.

Confira mais detalhes no website da entidade: www.abiep.com.br

Website: http://www.abiep.com.br