Profissão Social Media: como organizar a gestão do tempo no trabalho

Saber como gerir o tempo gasto nas redes sociais é uma das principais questões do profissional moderno

Como otimizar a gestão do tempo para quem trabalha com os canais de mídia sociais? É possível separar o que é trabalho e o que não é?

Local: Recife, PE

Data: 11/07/2018

Trabalhar com redes sociais e ser produtivo pode ser um problema para muitos profissionais da área. Isso porque manter o foco nas tarefas diárias sem sucumbir ao ócio ou a tentação de dar uma olhada nas próprias contas pessoais acaba sendo difícil. Uma questão bem comum para quem trabalha diretamente com redes sociais é: como otimizar a gestão do tempo gasto com os canais de mídia sociais? É possível separar o que é trabalho e o que não é?

Manter a ordem e saúde mental quando se "respira" essa rotina no dia a dia vai bem além disso e, por isso, um planejamento de conteúdo ajuda a manter  a estratégia de comunicação alinhada e ainda contar com o tempo para discutir campanhas e ações para o futuro. Isso ajuda a não acumular muitas funções e ainda facilita a execução do trabalho.

Ferramentas ajudam na otimização do tempo

Com o crescimento da área de marketing digital no mercado, as ferramentas para ajudar esse tipo de profissional a desenvolver suas tarefas também estão acompanhando essa evolução acelerada. Por exemplo, hoje é possível agendar publicações previamente, descobrir as melhores hashtags para alcançar o seu público e automatizar trabalhos que são pequenos, mas que também dependem de tempo.

Através dessas ferramentas, grandes times e até mesmo negócios de uma pessoa só têm grande potencial de gerir bem o tempo de trabalho, evitar erros bem comuns como postar conteúdos em contas erradas ou perder o horário ideal da sua audiência. Isso ajuda na construção de uma boa gestão do tempo, já que evita que o social media gaste muito tempo publicando um post em um horário que não seja o comercial e diminui o estresse de publicar uma imagem ou vídeo na conta do cliente errado.

Técnica de Pomodoro

Um tática que pode ser muito útil é a "Técnica de Pomodoro". Elaborada justamente para melhorar a agilidade do cérebro e despertar o foco através da concentração. Foi criada pelo italiano Francesco Cirillo na década de 1980, que utilizou um despertador em formato de um tomate (pomodoro em italiano) para gerir melhor o tempo. A técnica embasa a ideia de que fluxos de demandas, divididos em blocos, podem melhorar o desempenho do indivíduo que está executando aquela tarefa. Cirillo chegou à conclusão de que 25 minutos é o tempo ideal para esses fluxos, os também chamados "pomodoros".

Organização é essencial

As ferramentas de gerenciamento de redes sociais cumprem exatamente este papel de administração inteligente do tempo. Por isso, além de delimitar horas para as atividades do profissional de social media, é importante criar um calendário editorial, em que uma vez por trimestre as atividades dos meses seguintes são lançadas. Criar esse plano com antecedência ajuda a dedicar maior tempo na execução do que na elaboração das tarefas, o que gera menos desgaste e mais concentração para trabalhar em plataformas que já possuem uma natureza dispersiva.

Traçar uma meta, planejar e executar é sempre a melhor receita. Otimizar o tempo gasto e limitar o tempo investido no trabalho também é necessário. Gerenciar mídias sociais têm sido umas das funções mais requisitadas nas vagas de emprego e não é à toa. Por isso, manter o nível de produtividade em alta em um universo de trabalho inconstante é o grande diferencial de um bom profissional da área. O social media precisa estar atento não somente na criação de novos conteúdos, mas também na qualidade do serviço prestado.

Website: https://postgrain.com/?ref=postdino