Brasil aprova AerSafe para manter conformidade com a regra de redução de flamabilidade em tanque de combustível do Airbus 321

Local: CORAL GABLES, Flórida

Data: 12/07/2018

AerSale® anunciou hoje que a Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC) aprovou o Certificado do Tipo Complementar (STC) da Federal Aviation Administration’s (FAA’s) para o sistema AerSafe™ da empresa nas aeronaves Airbus 321 (ST04010NY), que cumpre a regra de redução de inflamabilidade nos tanques de combustível (Fuel Tank Flammability Reduction, FTFR). Essa é a segunda aprovação STC pela ANAC para o AerSafe, após a aprovação para as aeronaves Boeing 737 CL em 2017. Nos próximos meses, a AerSafe será ampliada para cobrir tipos de aeronaves adicionais, para cumprir o prazo final de setembro de 2019 da norma da ANAC, o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 121.1117, que se aplica especificamente a aeronaves de passageiros que voam dentro ou para o Brasil. Os certificados STCs da AerSale para o Boeing 737 séries CL e NG (ST02980NY) e a série Boeing 767 (ST03599NY) já foram aprovados pela Administração Federal de Aviação (Federal Aviation Administration, FAA).

“Ficamos felizes por saber que os nossos clientes da América Latina que operam aeronaves da família A320 agora são capazes de se beneficiar imediatamente das inúmeras vantagens do AerSafe,” disse Iso Nezaj, Diretor Técnico da AerSale. "Os sistemas de inertização de nitrogênio simplesmente não são comparáveis com as economias de custos e os benefícios de manutenção substanciais do AerSafe . O AerSafe está disponível em menos de seis semanas, é instalado em menos de duas semanas, não tem peças mecânicas que possam dar defeitos e, quando instalado, não exige manutenção.

Testado e desenvolvido para níveis exatos de tolerância para preencher a cavidade dos tanques de combustível centrais das aeronaves da família Airbus 320, o AerSafe limita o volume de oxigênio disponível que pode atuar na ignição de vapores de combustível e evita que faíscas desencadeiem uma explosão. O AerSafe vem como um kit pré-fabricado completo que pode ser instalado em qualquer hangar do mundo. Depois da instalação inicial, o sistema não exige nenhuma manutenção nem peças de reposição caras. Está disponível atualmente apenas uma quantidade limitada de kits de AerSafe. Para pedidos maiores, o prazo de entrega do AerSafe é atualmente de 60 dias, em oposiçãoàespera de um ano para o sistema de inertização de nitrogênio.

A FAA emitiu a norma FTFR após o acidente do voo 800 da TWA, ocorrido perto da costa de Nova York. Investigações realizadas por autoridades federais revelaram que o acidente foi o resultado de uma explosão causada por uma fagulha que gerou a ignição de vapores no tanque de combustível central do Boeing 747. A norma FTFR requer que as fontes de ignição e a exposiçãoàflamabilidade do tanque de combustível sejam reduzidas em aeronaves mais expostas a riscos. A FAA deu duas opções para o atendimento da norma: meios de redução da flamabilidade, por exemplo, inertização de nitrogênio, ou meios de mitigação de uma ignição, por exemplo, a solução da AerSafe. Esses sistemas devem ser instalados em todas as aeronaves de passageiros que tenham tanques de combustível com alta flamabilidade e voem dentro ou para os Estados Unidos. Para todas as aeronaves de passageiros que voam dentro ou para o país, o Brasil exigiu a conclusão da instalação de 50 por cento até setembro de 2016 e exige a conclusão de 100 por cento até setembro de 2019.

Sobre a AerSale

Líder global em aviação, a AerSale é especializada em venda, leasing e troca de aeronaves, motores e componentes, além de oferecer uma ampla variedade de serviços de manutenção, reparo e operações (maintenance, repair and overhaul, MRO) e engenharia para aeronaves comerciais e componentes. A AerSale também presta serviços de gestão de ativos para proprietários de portfólios de aeronaves e motores no fim do ciclo de vida. Sediada em Coral Gables, Flórida, a AerSale mantém escritórios e operações nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Para obter mais informações, acesse o nosso site em www.aersale.com ou entre em contato com o Relacionamento com a Mídia da AerSale pelo telefone (305) 764-3200 ou pelo e-mail media.relations@aersale.com.

Siga-nos:

LinkedIn | Twitter | Facebook | Instagram

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

AerSale

Lyndelle Nieuwkerk, 305-764-3200

Email: media.relations@aersale.com


Fonte: BUSINESS WIRE