Jogos modernos estimulam funções do cérebro

Os jogos modernos são atividades que estimulam as funções do cérebro e ajudam a potencializar capacidades como memorização e concentração.

Data: 22/02/2019

Os jogos modernos de 2º geração são estimulantes, energéticos e ganham muito destaque no que diz respeito aos estímulos das funções cerebrais por serem dinâmicos, divertidos e, muitos deles, rápidos. Na franquia de treinamento cognitivo Ginástica do Cérebro esses jogos podem ser trabalhados de várias formas como: individual, em dupla, ou até mesmo de forma coletiva, na qual, a base do estímulo pode estar na competição, ou seja, onde um joga contra o outro, ou de forma colaborativa em que todos jogam juntos contra o tabuleiro. O mais importante nessas atividades é a pessoa jogadora ter uma experiência de aprendizagem compensadora.

Segundo a pedagoga e CEO da Ginástica do Cérebro, Nadia Benitez, esses jogos trazem inúmeros benefícios para a saúde mental das pessoas entre elas trabalham a memorização, concentração, atenção, senso de liderança, tomada de liderança, empreendedorismo, criatividade e também a resiliência, uma vez que ao perder nos jogos o cérebro é condicionado a lidar melhor com as frustrações do dia a dia. "Por exemplo, na rede temos inúmeros executivos altamente bem-sucedidos diagnosticados com depressão porque não se condicionaram a lidar melhor com as frustrações possuem muito conhecimento em sua área de atuação, mas pouca o nenhuma inteligência emocional", esclarece a executiva.

A interação dos jogadores nos jogos aplicados na Ginástica do Cérebro propicia uma melhor plasticidade cerebral aumentando significativamente a atividade do córtex pré-frontal e consequentemente contribuindo para a melhor capacidade. As atividades podem ser praticadas por pessoas em todas as idades a partir dos 4 anos.

"Existem jogos que são mais complexos, todavia, vamos inserindo as regras paulatinamente, até que a pessoa fixe todas, e seja capaz de jogar em níveis mais elevados. Como trabalhamos de forma pedagógica ensinamos e capacitamos os alunos para que consiga passar os desafios que encontram, fortalecendo seu cérebro a lidar com situações problemas", comenta Nadia.

Abaixo descritivo de alguns dos jogos aplicados pela franquia Ginástica do Cérebro

Abalone - trabalho em dupla que simula batalhas entre as bolas brancas e pretas, desenvolvendo estratégia, tomada de decisão, foco, atenção, concentração, memória de trabalho, no qual poderá vivenciar a diferença entre ataque e defesa.

Rummikub - é um dos jogos mais vendidos no mundo e é jogado em vários países, possuindo inclusive um campeonato mundial, realizado de 3 em 3 anos, reunindo os campeões dos países onde o jogo é vendido. Este jogo desenvolve a atenção, trabalha o raciocínio lógico matemático, foco, atenção, concentração, senso competitivo, estratégia, memória de trabalho.

Colonizadores de Catan - jogo que completa agora 20 anos, se trata de uma ilha deserta que você e os outros jogadores têm que colonizar. A toda hora surgem novas ruas, matérias-primas são negociadas e pequenas aldeias crescem e tornam-se cidades. É um jogo que trabalha o empreendedorismo e promove habilidades excelentes para o foco empresarial.

Mancala - existe há mais de 7 mil anos, sua origem perdeu-se na história, mas o que se sabe é que a África sempre foi considerada seu berço. O jogo era simbólico e representava as plantações, as colheitas e a necessidade crucial de sementes de trigo. Desenvolve foco, atenção, competição e estratégia.



Website: http://www.ginasticadocerebro.com

Website: http://www.ginasticadocerebro.com