Consultoria especializada em OPME reduz custos de operadoras de saúde em todo o Brasil

Serviços e sistemas contribuem para redução dos gastos em uma das áreas que mais onera o orçamento das operadoras

Queremos agregar ao trabalho das operadoras, reduzindo custos e considerando, acima de tudo, o bem-estar dos pacientes.

Local: Florianópolis/SC

Data: 02/10/2018

Muito se ouve falar da crise nos planos de saúde no País. A instabilidade econômica e a queda no poder aquisitivo da população fizeram com que muitos beneficiários se desligassem de seus respectivos planos, o que criou um verdadeiro rombo nos cofres das operadoras de saúde.

Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) afirmam que em três anos foram mais de três milhões de beneficiários que deixaram os planos de saúde. Dessa forma, fica ainda mais importante as operadoras reduzirem custos, já que os gastos para manter a qualidade dos serviços seguem praticamente os mesmos. Até março deste ano o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) registrou mais de 47 milhões de beneficiários de planos de saúde no Brasil.

Uma das principais responsáveis pelo ônus das operadoras de saúde consiste nas Órteses, Próteses e Materiais Especiais, conhecidos na área da saúde por OPME. De uma forma simplificada, OPMEs seriam os materiais utilizados para a realização de cirurgias e procedimentos. A solicitação desses materiais em excesso, a falta de padronização, ou, ainda, a exigência de marcas específicas, faz com que as operadoras desembolsem mais do que o necessário.

Na contramão disso, serviços têm contribuído para mudar a realidade dos planos de saúde, reduzindo os gastos com materiais e aumentando a eficiência operacional. Tratam-se dos serviços especializados em OPME, os quais resultam em uma economia milionária às operadoras e hospitais que optam por esse tipo de solução.

A Gestão OPME, empresa catarinense pioneira em serviços especializados em OPME, com atendimento às operadoras de saúde em todo o Brasil, tem conseguido resultados expressivos neste segmento. Para se ter uma ideia, a economia alcançada a partir dos serviços especializados, realizados para uma operadora de abrangência nacional, ultrapassou R$21 milhões. Ao todo, uma economia de 34%, conquistada a partir de serviços especializados com acesso à tecnologia e análise de dados para negociação com grandes fornecedores, bem como padronização e codificação de tabelas de OPME. Já em uma operadora de médio porte e abrangência regional, a empresa obteve (em apenas uma conta) uma economia de mais de R$309 mil, a partir do serviço especializado de parecer técnico com negociação, o que significa uma análise rigorosa e criteriosa da solicitação médica, associada à checagem e adequação de valores financeiros.

De acordo com Andréa Bergamini, uma das principais referências em OPME no País e diretora técnica da empresa, os serviços realizados por especialistas contribuem para todo o segmento de saúde. “Trata-se de uma iniciativa que aumenta a eficiência do setor de OPME, reduz os custos e garante a qualidade de atendimento ao paciente”, considera Andréa. Os resultados expressivos agregam valor a cada uma das etapas da gestão de materiais de alto custo, possibilitando o alcance dos resultados expressivos de economia. 

Ao todo são mais de 50 clientes corporativos no portfólio da empresa, além dos elevados valores alcançados em redução de custos para o setor. Mas o objetivo é crescer ainda mais. “Queremos agregar ao trabalho das operadoras, reduzindo custos e considerando, acima de tudo, o bem-estar dos pacientes”, finaliza Andréa.



Website: http://www.gestaoopme.com.br

Website: http://www.gestaoopme.com.br