Principais estratégias para aumentar as vendas

Ainda dá tempo de incrementar as vendas de fim de ano. Especialista indica o caminho

Local: São Paulo, SP

Data: 18/12/2018

O Natal está chegando. A data, uma das mais importantes para o comércio, é igualmente esperada por varejistas de todo o Brasil, graças ao poder de compra injetado no mercado pelo 13° salário.

Pago aos trabalhadores que mantêm contratos de trabalho regidos pela CLT (Confederação das Leis trabalhistas), o dinheiro extra, pago em duas parcelas, deve injetar R$ 211,2 bilhões na economia, segundo o Dieese. Já no setor de comunicação de informática, a expectativa de crescimento das vendas do comércio nesse período é de 5,5%, resultado que pode beneficiar também o setor de impressões gráficas.

No entanto, para aproveitar os bons resultados do período, é preciso que o varejista se prepare. O sócio da Gráfica Online Eskenazi, Roberto Eskenazi destaca as principais estratégias que os empresários do setor podem adotar nesse período e aumentar suas vendas:

Decoração chama vendas

"O consumidor é conquistado não só pelos preços, mas pela decoração de um local. Em uma data tão importante como o Natal, não preparar a loja com motivos temáticos pode afastar a clientela. É preciso caprichar na decoração", explica.

Segundo ele, essa época do ano é um ótimo período para que as gráficas mostrem todo o seu potencial e sua expertise no negócio. Exibir itens comuns nesta época, como calendários de mesa ou mesmo cartões-postais de boas festas pode ser uma saída inteligente.

Promoções de fim - e de começo - de ano

Apesar do dinheiro extra que o 13° salário injeta na economia, muitos brasileiros acabam comprometendo uma boa parte do dinheiro para pagar dívidas e encerrar o ano no azul. Por isso, promoções são sempre bem-vindas a este público, tanto no fim do ano quanto no começo do novo ano.

"Em janeiro, quando as pessoas já gastaram mais do que esperavam, as liquidações de início de ano são uma tradição que pode puxar as vendas para cima. Mesmo que os serviços de uma gráfica não sejam algo que todos consomem, vale a pena ficar antenado nesta tendência e montar bons descontos", relata Roberto.

Redução de preços de serviços com pouca demanda

Uma estratégia que pode ajudar os empresários a alavancarem ainda mais as suas vendas em períodos de festas e depois delas é adotar o desconto em produtos e serviços que não tenham uma boa venda.

"Se a empresa tem algum produto que não vendeu como o esperado, o recomendável não é se livrar desta mercadoria e ficar com o prejuízo. Uma saída mais inteligente, para os dois lados, é criar preços escalonados. Valores mais convidativos atraem compradores, permitindo que lojistas e clientes saiam ganhando", explica o empresário, que cita como exemplo o Boxing Day.

Essa é uma data muito popular em países europeus e nos Estados Unido. Durante o período, alguns produtos que não têm boa saída recebem descontos especiais, que podem ser tão ou até mais atrativos do que os oferecidos durante a Black Friday.

Programa de fidelização

Durante o período de festas ou em datas em que o comércio está muito aquecido, os lojistas se preocupam apenas em ganhar dinheiro naquele período, sem se preocupar com o depois.

Roberto Eskenazi, da Gráfica Eskenazi, explica que esse é um erro grave e que pode custar um bom lucro durante boa parte do ano, já que esse consumidor que comprou com você em uma determinada época pode não voltar.

Para segurar essa pessoa e atrair outras, ele cita como estratégia a criação de um programa de fidelização. Além de caprichar na qualidade dos produtos oferecidos e no atendimento, essa iniciativa pode ser melhorada com a oferta de bônus e recompensas que apenas sua empresa poderá dar, diferenciando-se da concorrência.

Redes sociais

As redes sociais são uma das grandes parceiras do comércio, seja físico ou virtual. E, como tal, elas não podem ficar de fora das estratégias para aumentar suas vendas. Por isso, o executivo orienta que os canais estejam sempre atualizados, com novidades, descontos e eventos que possam atrair novos compradores. Além disso, é importante que a empresa se comunique com frequência, por meio dessas plataformas. "O consumidor está dentro e fora da internet, mas é online que uma reputação se constrói ou se destrói. Então, as empresas precisam trabalhar sempre suas redes e se fazerem notar", completa.

Mais informações:

A Gráfica Online Eskenazi está há mais de 60 anos no segmento, efetua entregas gratuitas para todo o Brasil, incluindo assessoria para todo o processo de compra pelo telefone 0800-772-1818. Loja online: www.LojaGraficaEskenazi.com.br.



Website: http://www.LojaGraficaEskenazi.com.br

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