Peritos: o que fazem e onde podem atuar?

Atendendo diversos nichos, muitas curiosidades sobre peritos são despertadas

Local: São Paulo, SP

Data: 18/12/2018

Devido à sua grande variedade de atendimento, é comum ouvir falar sobre perícias. Trata-se de um processo realizado por um profissional que estudou e se capacitou para exercer este trabalho, sempre visando garantir a credibilidade e confidencialidade de determinado caso.

Embora muitos não percebam, contratos e concessões fazem parte da rotina. No caso de compras online, por exemplo, existe um contrato que precisa ser concordado. Segundo o Score Digital, são 58 mil transações por hora. Isso significa, consequentemente, o mesmo número de contratos lidos - ou pelo menos deveria.

"É crescente o número de fraudes e isso, muitas vezes, pode se dar por alguma lacuna contratual", comenta Evandro Correia Silva , sócio-fundador da NERO Perícias, empresa especializada em perícia grafotécnica . Mas, afinal, quais são os tipos de peritos e como estes exercem suas funções?

Perícia Médica

O papel do perito médico é garantir a legitimidade de pedidos de aposentadoria por invalidez, afastamentos médicos etc. Ele concede um laudo que autoriza ou não o seguimento do processo.

Perícia Ambiental

Esta é realizada por peritos federais. Seu papel é examinar e laudar crimes que envolver fauna, flora, poluição, invasão de áreas protegidas e extração mineral, avaliando possíveis danos causados.

Perícia Criminal

Estes têm como função analisar, fotografar e encontrar vestígios na cena de um crime, que serão submetidos a análises laboratoriais posteriormente. Eles atendem desde incêndios até crimes de homicídio.

Perícia Grafotécnica

O perito grafotécnico tem como dever analisar a veracidade de um contrato. Eles são capazes de encontrar diversos detalhes que, para muitos, passariam despercebidos: verificam se uma assinatura foi feita sob coação ou folha em branco e reconhecem até mesmo se foi adicionado um parágrafo ou termo no contrato.

Além disso, peritos grafotécnicos conseguem restaurar documentos que foram queimados ou molhados. "Um perito grafotécnico precisa de muita experiência e técnica para assegurar que um documento é verdadeiro e espontâneo. Mesmo que tentem destruí-lo, um perito consegue desvendar o que estava lá", finaliza Correia.

Segurança garantida

Fundada em 2014, a NERO Perícias oferece serviços de perícia grafotécnica, avaliação documental e avaliação de imóveis.

Com escritório em São Paulo e sede em São José do Rio Preto, conta com equipe de profissionais inscritos junto ao CONPEJ (Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil). E empresa emite seus laudos periciais elaborados de acordo com as normas da ABNT.

Mais informações: http://www.neropericias.com.br ou pelo telefone (11) 2829-8767



Website: http://www.neropericias.com.br

Website: http://www.neropericias.com.br