Ibovespa a 100 mil pontos: quais os efeitos para a economia brasileira?

Além da marca histórica do índice, o número de investidores cresceu em mais de 100 mil pessoas nesse início de ano.

Local: São Paulo

Data: 20/03/2019

Na última segunda-feira (18), por volta das 14h44, o Ibovespa bateu 100 mil pontos. Além do principal indicador da bolsa brasileira ter atingido a marca histórica, o número representa simbolicamente o momento vivido pelo mercado de ações no Brasil atualmente.

Somente nos meses de janeiro e fevereiro a bolsa de valores teve a entrada de cerca 106 mil usuários, alcançando a marca de 919.413 mil pessoas físicas que tem atividades no mercado financeiro nacional.

Ainda que tenha oscilado entre segunda e terça-feira (19), tais números confirmam a maior confiança no mercado de ações brasileiro. Segundo alguns especialistas, a expectativa é que este movimento siga ao longo do ano, sendo que a apontamento para que o Ibovespa possa terminar 2019 na casa dos 125 mil pontos.

“Em breve, espero que tenhamos um milhão de investidores na bolsa de valores brasileira. É o começo para que tenhamos um mercado mais maduro”, diz Tiago Reis, fundador da consultoria financeira Suno Research.

Outro fator que tem movimentado o mercado são as recentes quedas do dólar, que encerrou a terça-feira, 20, avaliado em R$ 3,79. Essa é mais uma prova do otimismo dos investidores.

As expectativas sobre as políticas que serão tomadas pelo novo governo também têm influenciado na alta do Ibovespa.

Principalmente nas questões que envolvem a reforma fiscal e, principalmente, a reforma da previdência. Medidas que afetariam a economia e que estão diretamente relacionadas com a entrada de investidores estrangeiros na bolsa.

No início de março, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, enviou a proposta de reforma da previdência dos militares para Paulo Guedes, ministro da Fazenda. A reforma previdência que atinge os demais trabalhadores está, desde o final de fevereiro, na Câmara dos Deputados, quando foi enviado pelo presidente Jair Bolsonaro. O envio da proposta de reforma para os militares era uma condição exigida por deputados e senadores para que os textos tramitassem no Congresso.

Para economistas, é fundamental que tais alterações tenham sua aprovação confirmado para que o Ibovespa consiga se manter em alta. Principalmente porque o fator ‘animação’ está próximo do seu teto, e são necessárias novas alternativas para que a bolsa de valores nacional siga competitiva.

O aumento no número de investidores na bolsa também atraiu especuladores que buscam fazer dinheiro com day trade, o que não é indicado por especialistas. Um estudo da Faculdade Getúlio Vargas (FGV) apontou que 90% dos investidores que buscam viver day trade têm prejuízo.



Website: https://www.sunoresearch.com.br/noticias/

Website: https://www.sunoresearch.com.br/noticias/