Arie Halpern: megaconferência de games aponta tendências em meio à pandemia

China Joy, realizada em Xangai, aposta em visitas virtuais e nos e-sports como linhas de ação para os próximos anos.

À medida em que os jogadores ficam mais especializados e os prêmios em dinheiro para os campeões aumentam, os e-sports conquistam mais fãs.

Data: 13/08/2020

Como tudo que acontece na China, já se espera pela enxurrada de números que demonstram gigantismo. Não é diferente com o China Joy, a maior conferência de videogames da Ásia, realizada em Xangai. Em tempos normais, o evento recebe até 380 mil habitantes, população equivalente à do município paulista de Piracicaba, por exemplo. Com a pandemia e a dificuldade de acesso aos visitantes externos, "apenas" 150 mil pessoas compareceram ao evento este ano, ou seja, algo como duas vezes a capacidade do Maracanã lotado.

As tendências da conferência, organizada pela Howell International Trade Fair, são indicadores importantes para o mercado de games, que movimenta quase US$ 160 bilhões por ano no mundo. Este ano, dois fatores foram preponderantes, um deles, claro, ligado à contingência da pandemia do coronavírus e teve relação com a própria organização do evento, que conseguiu realizar uma série de atividades online.  A empresa chinesa de jogos Cocos criou plataformas para permitir que os fãs visitem pavilhões virtuais de diferentes desenvolvedores de jogos, pudessem assistir a transmissões ao vivo e participar de conferências. Mesmo quando tiver a notícia de que os riscos de contágio pela covid-19 estão atenuados, a perspectiva dos especialistas é que cada vez mais as exposições invistam em plataformas como essas e possam assim expandir os seus negócios para além dos visitantes fisicamente presentes.

Outra tendência notada na feira foi um salto de interesse nos e-sports, os jogos competitivos e profissionais em mídias virtuais. Uma das maiores desenvolvedoras da China presente na exposição, a Bilibili, viu seus negócios crescerem durante a pandemia, tendo chegado a 44 bilhões de visualizações anualizadas. À medida em que os jogadores ficam mais especializados e os prêmios em dinheiro para os campeões aumentam, os e-sports conquistam mais fãs.

As feiras e eventos de uma maneira ou de outra estão tendo de se adaptar às novas condições sanitárias, mas o seu protagonismo nos negócios de inúmeros setores está garantido. É  por meio desses encontros que desenvolvedores e usuários conhecem as tendências, trocam informações, ficam por dentro das novas tecnologias. Diante do novo normal da pandemia, China Joy acabou por demonstrar que a realização de eventos online veio para ficar.

Com informações: BBC Tech; NewZoo; Howell International Trade Fair; Cocos; China Joy. Bilibili.



Website: http://www.ariehalpern.com.br/megaconferencia-de-games-aponta-tendencias-em-meio-a-pandemia/

Website: http://www.ariehalpern.com.br/megaconferencia-de-games-aponta-tendencias-em-meio-a-pandemia/