Pesquisa mostra que brasileiro planeja mais na sexta e executa mais na segunda-feira

O estudo de comportamento sai junto com o Índice Runrun.it de Produtividade* (IRRP) de agosto, que acompanha a desaceleração da economia brasileira

Sendo o IRRP um índice que analisa empresas do setor de serviços, é impossível não notar a coincidência entre a desaceleração da economia e a queda na produtividade das empresas que usam o Runrun.it.

Local: São Paulo

Data: 08/09/2014

Pesquisa feita no Brasil com mais de 800 empresas usuárias de um sistema de gestão de tarefas chamado Runrun.it (http://runrun.it) mostrou que elas seguem uma tendência de produção ao longo da semana. Na segunda-feira, abrem mais tarefas e vão diminuindo sua atividade na ferramenta nos outros dias. Na sexta-feira, analisam o que foi feito nos dias anteriores e repriorizam de acordo com suas metas. Com isso, na outra segunda-feira, correm atrás do tempo perdido e entregam mais tarefas do em qualquer outro dia. Este é o resultado da análise feita com dados de oito meses – de meados de dezembro de 2013 a meados de agosto.

IRRP

O estudo de comportamento de produtividade sai junto com o Índice Runrun.it de Produtividade* (IRRP) de agosto, que mostra um leve crescimento em relação a julho, de 2,3%. O dado mostra que as empresas estão se mantendo estável ao longo dos meses – desde abril, quando o índice passou a ser estudado. Os piores meses foram junho e julho, por conta dos jogos da Copa do Mundo que aconteceram no período. Curiosamente, o dia mais frio do ano na capital paulista, 15 de agosto, registrou o menor índice de entrega: 0,591 tarefa por usuário ativo.

A queda do IRRP desde abril parece acompanhar a “recessão técnica” que estamos vivendo no país, ou seja, dois trimestres seguidos em que a economia encolhe (-0,2% no primeiro trimestre e -0,6%, no segundo). De acordo com especialistas, houve recuo nos investimentos e na indústria entre abril e junho, além da Copa. Estes foram fatores decisivos para o resultado negativo.

A série do IRRP é curta demais para fazer uma relação precisa com a economia, mas sendo ele um índice que analisa empresas do setor de serviços, é impossível não notar a coincidência entre a desaceleração da economia e a queda na produtividade das empresas que usam o Runrun.it.

*O IRRP (http://blog.runrun.it/category/irrp/) mede a variação do número de tarefas entregues pelos usuários do Runrun.it, e foi criado para ampliar a discussão sobre a produtividade do país – um tema crítico para nosso desenvolvimento econômico e social. Através dele, é possível verificar o impacto de eventos externos no nível de atividade das empresas usuárias do software no Brasil. O Runrun.it é uma plataforma brasileira de gestão de equipes, tempo e desempenho, usada por mais de 60 mil empresas em 74 países.



Website: http://runrun.it

Website: http://runrun.it