Presidente da CVM destaca o desafio do profissional de RI na criação de valor

Leonardo Pereira fez referência ao papel estratégico do profissional de RI, agregando valor por meio das experiências .

Local: São Paulo

Data: 22/07/2014

“Em quase dois anos à frente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) aumentou minha crença de que o impacto que a área de RI tem em questões estratégicas da empresa é enorme”, ressaltou Leonardo Pereira, presidente da autarquia, na abertura do 16º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, em 23 de julho de 2014, na FECOMéRCIO, em São Paulo. O evento é promovido anualmente pela ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas) em parceria com o IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e acontece entre hoje e amanhã, 23.

Segundo Pereira, esse papel do RI tende a ser maior se a equipe for bem preparada, treinada e equipada. Na ocasião, o IBRI lançou a campanha o “RI cria valor”, que de acordo com Geraldo Soares, presidente do Conselho de Administração do IBRI, tem o objetivo de alterar a visibilidade da área de RI e sua estruturação dentro das companhias brasileiras, especialmente em empresas de menor porte. Soares enfatizou que quanto mais se puder contar com melhores profissionais, maior será o número de empresas melhores e, consequentemente, haverá mais transparência.

O presidente da ABRASCA, Antonio Castro, disse que para o profissional de RI que representa a empresa externamente é um desafio muito grande gerar valor. Na visão do presidente da CVM a evolução do profissional tende a continuar, inclusive nos quesitos de transparência e qualidade das informações. Para ele insider information deve ser repudiada e tratada com extrema relevância dentro das empresas.

Experiência Internacional para criar valor em RI

“O benchmarking é muito importante para a profissão de RI”, revelou Jeff Morgan, presidente do NIRI (National Investor Relations Institute), no painel 2 – Inteligência de RI nas empresas – A experiência Internacional. Ao falar sobre as competências, habilidades e expertise requeridas para ser um profissional de RI o executivo mencionou pesquisa feita pelo NIRI junto a quase 1000 profissionais de RI. Os executivos detalharam informações sobre o que eles fazem a função de RI, o que fez com que o NIRI chegasse a 10 áreas que os RI’s devem ter bom entendimento para obterem sucesso na função, são elas: formulação estratégica; planejamento de RI, implementação e medição; desenvolvimento da mensagem; marketing e outreach; reporte financeiro e análise; visão de negócio; consultoria estratégica e colaboração; mercado de capitais e estrutura de capital; compliance regulatório e governança corporativa.

Uma das mensagens de Barbara Gasper, RI da Mastercard, foi de que o profissional de RI deve construir sua credibilidade com o mercado, bem como a empresa sempre dizendo a verdade, mesmo que a informação que ele tem que divulgar não seja positiva para a empresa. Segundo ela, o RI deve conversar com o mercado e questionar o que deve melhorar. Outro ponto abordado pela executiva foi à prática que os RI’s americanos têm de trocar experiências sobre situações do dia a dia. “Às vezes o RI não tem com quem trocar experiências dentro da empresa, por isso conversar com seus pares é importante”, revelou.

Neil Stewart, editor e diretor de pesquisa da IR Magazine, comentou sobre algumas experiências internacionais de sucesso em RI, como a Capital Land que utilizou o time de RI para identificar porque a empresa estava com baixo desempenho. Uma das ações implementadas pela empresa foi simplificar a mensagem. Outro caso citado por ele foi da Cisco que teve que reconstruir sua credibilidade. “Eles utilizaram a sondagem com os analistas sell side para verificar o que estava errado com a empresa e sua estratégia”, apontou.

Vitor Fagá, diretor presidente do IBRI, mencionou o caso de uma empresa em que antes da earnings call o profissional de RI antecipou todas as perguntas que seriam feitas. Para ele um sucesso como esse pode criar muito valor para a companhia como um todo. “Vale a pena investir tempo se preparando”, finalizou.