Curta traz história de Sergipano centenário para a Mostra Brasil

Zé Dias é um sergipano que resolve confiar sua vida a uma câmera em seu aniversário de 100 anos. Entre o cenário pacato da pequena cidade de Tomar do Geru, no leste de Sergipe, a história de Zé Dias traça um paralelo com a evolução da sétima arte, que tem quase a mesma idade do protagonista.

Local: Brasil

Data: 25/08/2014

O curta-metragem "Geru", dirigido por Tico Dias e pelo cineasta Fábio Baldo, foi selecionado para participar do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte e aqui em São Paulo para o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, onde será exibido neste mês. “Pareceu incrível a ideia de poder contar um pouco da história de meu avô, traçando um paralelo com o cinema”, afirma Tico Dias.

“Ficamos surpresos com a notícia de que iremos participar da Mostra Brasil, um festival que é uma vitrine para novos talentos e trabalhos tão próximos do protagonista, como esse trabalho que irá surpreender o público”, completa.

Em São Paulo, “Geru” fará parte da MOSTRA BRASIL e será exibido nos dias 21, 26 e 27 de agosto no Centro Cultural São Paulo, no MIS e CineSESC.

Mostra Brasil 8

21/08 – 9h no Centro Cultural de São Paulo,

26/08 – 19h no Museu da Imagem e do Som

27/08 – 15h no CineSESC

GERU

Direção: Fábio Baldo e Tico Dias

Híbrido, cor, DCP, 23min, SP/SE, 2014

Janela: 1,85

Som: 5.1

Elenco: Zé Dias

Classificação indicativa: Livre

Sinopse:

Em seu aniversário de 100 anos, Zé Dias decide confiar sua vida à uma câmera.

CRÉDITOS

Ator Principal: Zé Dias

Produtores: Priscila Portella e Tico Dias

Produção Executiva: Priscila Portella

Roteiro: Fábio Baldo

Fotografia: Fábio Baldo

Montagem: Fábio Baldo

Som: Fábio Baldo

Direção de Arte: Tico Dias

Produtora: Filmes da Gruta

Coprodutora: Filmes da Garoa

DIRETORES

Fábio Baldo

Nascido no interior de São Paulo e formado em cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado, estreou na direção de curtas com os filmes Caos (2010) e Da Origem (2011) que juntos foram premiados e selecionados para mais de 70 festivais nacionais e internacionais de cinema, incluindo Clermont-Ferrand, Kiev-Molodist, Moscou, Montreal, Guadalajara, Viña del Mar, Tiradentes, Janela Internacional de Cinema do Recife e Semana dos Realizadores.

Trabalha ainda como montador e designer de som, assinando os filmes A Floresta de Jonathas (2012), de Sergio Andrade, O Sol nos Meus Olhos (2013), de Flora Dias e Juruna Mallon, Ela Volta na Quinta (2014), de André Novais, Obra (2014) e Monumento (2012), de Gregorio Graziosi, e Contos da Maré (2013), de Douglas Soares.

Seu trabalho já lhe rendeu o troféu candango do Festival de Brasília e menções em importantes veículos internacionais como a revista americana Variety e o The Hollywood Reporter.

Tico Dias

Paulistano, é ator e realizador audiovisual com formação em jornalismo. É integrante da companhia de teatro Cia. Bruta de Arte e trabalha na produtora e-Play Vídeos e Animações. Escreveu e dirigiu o curta-metragem É Tudo Lágrima (2013) vencedor do prêmio Porta Curtas no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema em 2013. É ator do premiado curta Caos (2010) exibido em Clermont-Ferrand, na França. Geru é seu segundo filme como diretor.