A Agressividade é o novo Monstro Urbano do mundo?

Psicólogo e escritor Alexandre Bez comenta caso de cotovelada que quase matou jovem em Sorocaba

Local: São Paulo

Data: 26/08/2014

Agressividade, covardia e um comportamento completamente antagônico, comparado ao que esperamos por conviver em uma sociedade, viabilizaram uma das atitudes mais irracionais vistas nos últimos anos. A cena na porta da boate no interior de São Paulo na última semana é a interpretação máxima dos conceitos de impulsividade, maldade e irracionalidade de alguém que podemos chamar de “monstro urbano”. Uma pessoa que se acha “superior”, quando na realidade, não consegue lidar com alguma frustração, que provavelmente deve atormentá-lo inconscientemente.

Um ser humano dito normal jamais desferiria uma cotovelada, proposital e intencional em outra pessoa, principalmente em uma mulher. Independentemente de qualquer fato anterior, que pudesse eliciar um ato cruel e desumano como este, uma pessoa controlada e equilibrada sabe controlar seus impulsos.

Para entender melhor a cena veja o vídeo:

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2014/08/mulher-sofre-traumatismo-craniano-apos-cotovelada-veja-video.html

Existem dois tipos clássicos de violência contra as mulheres: Sexual e Agressiva, não sexual (que é o caso). Este homem deve passar por alguns testes psicológicos que possam corroborar com as hipóteses citadas acima. A fim de tentar explicar a origem da agressividade dele. Mas isso não inviabiliza o conceito de maldade e covardia presentes em seu ato. E a punição deve ser feita, pois a vida de um ser humano não deve ser ceifada pela incongruência mental e desequilíbrio de outro.

Em uma perspectiva hipotética diagnóstica, os fatores mais prováveis para o agressor agir assim são:

• Fatores sociais embutidos em seu emocional;

• Variáveis negativas individuais;

• Comportamento antissocial;

• Caráter agressivo;

• Sensação perene da impunidade;

• Conceito distorcido da masculinidade;

• Incapacidade de lidar com a frustração interna;

• Algum trauma amoroso no passado.



Website: http://www.alexandrebez.com.br/

Website: http://www.alexandrebez.com.br/