Direitos sociais e saúde são temas de Semana Científica da FMP/Fase

Faculdade de Medicina de Petrópolis promove debates e atividades culturais na vigésima edição do evento

Em um país com tantas desigualdades sociais, a discussão da equidade é um avanço. O Brasil oscila entre a sexta e a oitava economia do mundo, no entanto estamos em 78º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano.

Local: Petrópolis, RJ

Data: 02/09/2014

Saúde mental, câncer infantil, violência, alergia alimentar, síndromes conversivas e medicina previdenciária estarão em debate na 20ª Semana Científica da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), que começa nesta terça-feira (2), às 18h, na serra fluminense. Com entrada franca, o evento terá apresentações de trabalhos científicos e atividades culturais.

Este ano o tema central será “Equidade, por um novo contrato social”. Os organizadores do evento explicam que a igualdade prevalece não apenas quando o direito a garante, mas quando existe justiça política e social, e o que é bom para todos é também bom para cada indivíduo.

“Em um país com tantas desigualdades sociais, a discussão da equidade é um avanço. O Brasil oscila entre a sexta e a oitava economia do mundo, no entanto estamos em 78º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano. A educação é comparável a de outros países miseráveis, e a grande massa da população tem acesso precário aos serviços básicos. Queremos colocar o dedo na ferida dessas questões e construir soluções socialmente justas”, diz o professor João Miranda, coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação da FMP/Fase e da Semana.

A programação é variada. Na quarta-feira, às 20h, "Equidade nas relações econômicas" estará em discussão. Quinta-feira, às 13h30, um dos debates será sobre "Violência e saúde", com representantes do Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli, da Fiocruz. Na sexta, às 16h, terá o lançamento do livro “Com sabor: sem glúten, sem lactose”, da nutricionista Vivete Gutfilen.

A faculdade, que montou recentemente a exposição “Fica decretado que agora vale a verdade” enfocando os 50 anos do golpe militar, também selecionou seis filmes nacionais sobre a temática para exibição durante a Semana, na mostra "Marcas da memória".

A FMP/Fase fica na Av. Barão do Rio Branco, 1003, no Centro de Petrópolis. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site www.fmpfase.edu.br, que traz a programação da 20ª Semana Científica.



Website: http://www.fmpfase.edu.br

Website: http://www.fmpfase.edu.br