Crianças e jovens antecipam voto em aula de cidadania

Colégio Teresiano tem eleição simulada, após debates

Dos alunos mais novos, de sete anos, aos adolescentes, todos estão animados em utilizar as urnas eletrônicas, com programas desenvolvidos pelos professores de informática da escola. A votação faz parte do Projeto Cidadania, Política e Eleições 2014

Local: Rio de Janeiro, RJ

Data: 01/10/2014

O clima eleitoral esquenta na reta final das campanhas e anima o debate também nas escolas. Algumas promovem até eleições simuladas, como é o caso Colégio Teresiano, no Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (1), cerca de 800 alunos do sexto ano do ensino fundamental ao segundo ano do ensino médio votarão para governador e presidente, na Gávea.

Dos estudantes mais novos, de sete anos, aos adolescentes, todos estão animados em utilizar as urnas eletrônicas, com programas desenvolvidos pelos professores de informática. A votação simulada faz parte do Projeto Cidadania, Política e Eleições 2014, iniciado no segundo semestre no Colégio de Aplicação da PUC-Rio.

Os debates eleitorais também estiveram na agenda do Teresiano. Um dos encontros foi com os professores, em agosto. O evento integrava a programação do ciclo "Educar em tempos difíceis: fazer memória, tecer cidadania, fortalecer identidades". Antes, em outra noite do mês, dois alunos do grêmio estudantil participaram da mesa de debates, mediada por um professor, com candidatos a deputado federal e estadual. Legislação, corrupção, educação pública, mobilidade urbana, meio ambiente e saúde estavam em pauta.

"A democracia vivenciada no dia a dia faz parte do projeto educativo. Por isso, é fundamental realizar debates, análises e ações visando o bem comum", diz a diretora do colégio, Glória Fátima do Nascimento.

A iniciativa do ciclo de debates é do Movimento Sócio-Educativo e do Movimento de Educadores em Direitos Humanos, com apoio do Centro Cultural Poveda, Novamerica, Teresiano e Centro de Lazer, projeto do próprio colégio.