Crianças de 4 e 5 anos participam de eleição e escolhem candidatos

A fim de mostrar aos alunos de qual forma são eleitos os líderes do nosso país, além da importância do voto consciente, a Escola de Educação Infantil Materna, com unidades em Santo André e São Bernardo do Campo, desenvolveu um projeto de eleições, envolvendo crianças de 4 e 5 anos de idade.

Local: Santo André, São Paulo

Data: 30/09/2014

Com o tema Votar para mudar e o país melhorar, o projeto seguiu todas as fases que envolvem uma eleição de verdade e as crianças estão participando de forma efetiva e interativa.

Inicialmente, houve a escolha de um representante por turma para ser o candidato a presidente; criação de chapas para representar os partidos; comícios em salas para propagandas dos partidos; gravação de propagandas eleitorais; criação de panfletos com fotos dos candidatos; cartazes com propostas de melhorias; debate entre os partidos; votação incluindo todos os alunos do infantil para eleição do presidente e o papel do presidente e do vice-presidente.

“A eleição dos representantes da escola e a apuração acontecerão nas próximas quinta feira 02 de outubro e sexta-feira 03 de outubro nos períodos da manhã e da tarde e envolverá até urna. Acreditamos que, enquanto escola, temos a obrigação de ensinar as crianças, desde muito cedo, a entender como funciona o processo eleitoral, a importância do voto e o papel do presidente e do vice-presidente, para que, futuramente, eles possam opinar com mais consciência nestes aspectos”, explica a diretora Adriane Imbroisi.

A eleição acontecerá nas duas unidades da Materna, localizadas na rua Gonçalo Fernandes, 86 – Bela Vista – Santo André e na alameda Dona Tereza Cristina, 225 – Bairro Nova Petrópolis – São Bernardo do Campo.

Sobre a Materna: É especializada em berçário e Educação Infantil e foi a primeira escola do Brasil a trabalhar com o processo de aprendizagem pelas Inteligências Múltiplas, por meio de recursos específicos em salas ambientes.

É escola associada à Unesco por seu trabalho de desenvolvimento do SER, com ações voluntárias, campanhas de arrecadação e atividades de cunho social e ambiental. E no início de 2003, a Materna recebeu o selo ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental, passando a ser a segunda escola infantil no mundo a possuir este selo.