A atual crise e os investimentos em CFTV

Quem utiliza gravadores e câmeras analógicas por muito tempo, já investiu no passado, precisa continuar a evoluir. Não faz sentido condenar sistemas analógicos apenas para substituí-los por IP", Antônio José Claudio Filho, Diretor Comercial da Bycon.

Data: 28/08/2014

Muitos são os indicadores de que a economia brasileira está se deteriorando com previsões nada animadoras de uma possível recessão, baixo nível de empregos, alta inflação e o consequente encolhimento das indústrias. Empresas prudentes sabem que é hora de otimizar recursos afim de evitar desperdícios. É como o velejador que ao avistar uma forte tempestade encolhe as velas, amarra todos os equipamentos, confere os itens de segurança e se prepara para atravessar momentos difíceis sem tentar nenhuma manobra arriscada.

E o que tem tudo isso a ver com CFTV? Muito simples: gestores de TI e segurança certamente serão cobrados por economia e redução nos investimentos. Já estamos no segundo semestre, período em que as empresas preparam os seus orçamentos para 2015. É neste momento que os gestores deverão estar preparados para planejar o melhor possível ao menor custo. Como é que se prepara um orçamento de um sistema de segurança minimizando custos e maximizando resultados? Muito simples, basta não desperdiçar o seu legado.

Não faz sentido queimar dinheiro, é possível evoluir sem desperdício. Quem já utiliza gravadores e câmeras analógicas por muito tempo, já investiu no passado, precisa continuar a evoluir. Não faz sentido condenar sistemas analógicos apenas para substituí-los por IP.

As câmeras analógicas continuam atendendo a muitas das necessidades atuais sem considerar que evoluíram bastante nos dois últimos anos. Produtos com resoluções altas e até mesmo HD são encontrados com custo cada vez menor e com a possibilidade do aproveitamento da infraestrutura analógica existente. Quanto as empresas investiram nos últimos anos para jogar tudo fora? Já considerou a implementação de uma solução totalmente integrada e híbrida? Existem benefícios em ambas as tecnologias (analógica e IP) que devem fazer parte da evolução do projeto.

Migrar para sistemas IP conforme a sua necessidade real e não apenas por modismo. Montar um sistema híbrido é muito mais sensato, pois permite manter os investimentos já realizados no passado e o controle e visualização integrado em uma única central de monitoramento. Mesmo em novos sistemas, o uso integrado de tecnologia analógico + IP pode oferecer o melhor custo e até mesmo os melhore resultados.

Se está difícil viabilizar para a sua empresa um novo sistema IP, é porque talvez não tenha tentado viabilizar um sistema híbrido. Isto lhe permitirá aproveitar o legado e migrar gradativamente (conforme necessidade REAL) para a nova tecnologia a um custo muito menor. Coloque IP somente onde realmente seja justificável.

Estamos em ano de crise, e ninguém sabe o quanto vai durar. A sua empresa certamente terá que otimizar todos os seus recursos.

Por Antônio José Claudio Filho- Diretor Comercial da Bycon

Website: http://www.bycon.com.br/