Raízes Desenvolvimento Sustentável recebe selo internacional de “negócio do bem”

Negócio social faz parte do Sistema B, movimento por impactos socioambientais positivos que já reúne mais de 1.000 empresas ao redor do mundo

Local: São Paulo (SP)

Data: 28/08/2014

São Paulo (SP) – A Raízes Desenvolvimento Sustentável é a nova Empresa B do Brasil. O negócio social foi certificado pelo Sistema B, movimento global que reúne empresas e investidores de diferentes lugares do mundo com o mesmo ideal: ir além do lucro e gerar impactos positivos sociais, econômicos e ambientais. Ou seja, não ser apenas as melhores do mundo, mas as melhores para o mundo.

“A Raízes sempre se apresentou como um negócio social. A certificação do Sistema B é importante, por se tratar de um sistema sério e reconhecido dentro e fora do Brasil. Ele atesta a nossa empresa a ser o que dizemos que somos: uma empresa social, comprometida com o impacto positivo gerado através do seu trabalho e coerente com seus valores”, afirma Marianne Costa, sócia da Raízes.

Criado em 2006, pela organização norte-americana B-Lab, o Sistema B conta com mais de 1040 empresas de aproximadamente 40 países. O movimento que chegou ao Brasil em outubro de 2013 tem pouco mais de 20 companhias nacionais certificadas.

Para fazer parte desse seleto grupo é preciso passar por um processo de certificação onde sua avaliação varia de 0 a 200 pontos. Obtém o certificado da B-Lab aquele que somar no mínimo 80 pontos.

“Foi um grande aprendizado e um estímulo a mais para colocarmos no papel o que já fazemos instintivamente no nosso dia a dia. A Raízes tem a sustentabilidade e o impacto positivo no seu DNA, portanto não precisamos mudar nada, apenas organizar e sistematizar estas informações, que para nós sempre foram corriqueiras”, comenta Marianne.

Com o selo do Sistema B, a empresa se compromete em alterar seu contrato social e colocar os impactos socioambientais como prioridade antes de tomar qualquer decisão. Mais do que um compromisso, isso se tornou um incentivo para a Raízes.

Os próximos passos serão tornar o trabalho ainda mais conhecido e convencer outras organizações de que juntos é possível fazer mais e melhor pelo mundo.

“A Raízes quer ampliar o seu impacto. E percebeu que pode fazer isso ajudando outras organizações (empresas, governos, terceiro setor) por meio da sua expertise acumulada ao longo dos anos na concepção e execução de projetos sociais significativos e na forma como se relaciona com as comunidades. Percebemos que, quanto mais iniciativas ajudarmos a viabilizar de forma comprometida com resultados, coerente na sua abordagem e sustentável nos seus resultados, maior será o nosso impacto”, finaliza a sócia da Raízes.

Quer saber mais sobre a importância do Sistema B na economia mundial? Acesse www.sistemab.org e veja todas as informações.

A Raízes é negócio social gerador de soluções transformadoras de desenvolvimento sustentável por meio de projetos de turismo, geração de renda e estratégias para o terceiro setor