Música em Pirenópolis : Uma Lua no Cerrado.

O objetivo do projeto é valorizar e incentivar a expressão da arte local e regional, promovendo apresentações musicais de artistas da região do Planalto Central do Brasil, além de outras manifestações, como performances teatrais, artes plásticas, artesanato e culinária regionais. Serão realizados 12 eventos, um a cada mês, na lua cheia de cada signo.

O primeiro evento irá homenagear o signo de Virgem - “Uma Lua no Cerrado, sob o signo de Virgem” – e terá como atrações o músico Geraldo Carvalho, de Brasília, com o baterista Paulo Rosback, de Pirenópolis w muito mais.

Local: Goiás

Data: 27/08/2014

Tem início no próximo dia 6 de setembro, na cidade de Pirenópolis, Goiás, o projeto artístico Uma Lua no Cerrado.

O objetivo do projeto é valorizar e incentivar a expressão da arte local e regional, promovendo apresentações musicais de artistas da região do Planalto Central do Brasil, além de outras manifestações, como performances teatrais, artes plásticas, artesanato e culinária regionais. Serão realizados 12 eventos, um a cada mês, na lua cheia de cada signo.

O primeiro evento irá homenagear o signo de Virgem - “Uma Lua no Cerrado, sob o signo de Virgem” – e terá como atrações o músico Geraldo Carvalho, de Brasília, com o baterista Paulo Rosback, de Pirenópolis, o grupo de chorinho Nó no Ponto, também de Brasília, e a banda Chapéu Di Paia, de Anápolis.

Futuramente o projeto pretende abrir espaço para artistas de outros estados brasileiros

As atrações

Geraldo Carvalho: cantor e compositor potiguar radicado em Brasília, onde junto com o produtor André Trindade, realiza há 3 anos o projeto Música na Árvore, no Parque da Cidade. Com mais de 20 anos de carreira e dois CDs gravados, participou em julho do evento artístico Diversidade Brasil, realizado em Londres, Inglaterra. Geraldo irá interpretar os grandes nomes da MPB, como Chico Buarque, Djavan, Lenine, Caetano Veloso e Gilberto Gil, além de mostrar seu trabalho autoral, que vai do romantismo de Ferreira Itajubá até o concretismo de Haroldo de Campos, passando pelas letras próprias e parcerias ecléticas. Geraldo, junto com o produtor musical Nelson Rebouças e o músico Pedro Mendes, foi um dos idealizadores do projeto Uma Lua na Rota do Sol, que acontece em Natal/RN há 10 anos e que deu origem ao projeto Uma Lua no Cerrado.

No evento, Geraldo Carvalho será acompanhado pelo renomado baterista pernambucano Paulo Rosback, que mora há 15 anos em Pirenópolis, onde hoje dá aulas de bateria. Rosback é baterista há 50 anos e tocou com vários artistas, como Jessé, Jamelão, Altemar Dutra, Reginaldo Rossi, Antonio Carlos e Jocafi, entre outros. Pai do também conhecido  baterista Tiago Rosback, Paulo é considerado o mestre da bateria por muitos músicos em todo o Brasil.

Nó de Ponto: O grupo de chorinho Nó de Ponto é formado pelos músicos Luiz Ungarelli (percussão), Clemente Dutervil (violão) e JR (cavaquinho). O grupo se apresenta constantemente nas casas noturnas e restaurantes brasilienses, além do Clube de Choro de Brasília, fazendo um belo trabalho em cima desse ritmo adotado pela capital federal como seu, o chorinho. Brasília é atualmente considerada um dos grandes centros urbanos produtores de choros e chorões do Brasil. Fazem parte do repertorio do Nó de Ponto os mestres Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Rafael Rabelo, Ernesto Nazareth, Pixinguinha e Zequinha de Abreu, entre outros.

Chapéu Di Paia: O grupo Chapéu Di Paia foi criado em 2010 na Cidade de Goiás (Vila Boa), com o intuito de exaltar o cerrado Brasileiro e a regionalidade Goiana. O grupo já ganhou prêmios em diversos festivais do estado de Goiás e tem extenso currículo de apresentações em eventos na capital e no interior do estado. O seu trabalho tem como base instrumental a viola caipira, o violão, os tambores de maracatu, congas, djembês, zabumba, pandeiro, xequerês, caxixis, ganzás, triângulo, agogôs, matracas, flauta transversal, entre outros inúmeros instrumentos presentes em ritmos populares brasileiros, como a catira, a congada, a folia, o baião, o xote, o samba, o côco, o maracatu, o cururu, o pagode de viola e o repente nordestino. No evento o grupo promete animar os presentes com esses ritmos.

O grupo Chapéu Di Paia é composto por José Salu Freitas Ferreira (Percussionista), José Clodoaldo B. de Carvalho – Zeck (Percussionista), Silon Oliveira de Souza (Percussionista), Wanderson de Oliveira Almeida – Calango (Vocalista e violeiro), Vando Rodrigues da Cunha – Jamaica (Percussionista), Leonardo de Morais Furtado – Coité (Baixista e violonista) e Alessandro Billy Viana Pimenta da Silva (Vocalista e violeiro).

SERVIÇO:

Evento: UMA LUA NO CERRADO – SOB O SIGNO DE VIRGEM

Data: Sábado, 6 de setembro de 2014

Hora: 21h

Local: Pousada e Camping Beira Rio - Estrada das Pedreiras, km 1,5 - Pirenópolis - GO

Classificação indicativa: 16 anos

Ingressos: R$ 20,00

Informações e reservas: (61) 8159.0285 e (62) 9197.2217

Facebook: UMA LUA NO CERRADO