Seminário sobre Trabalho Decente vai apresentar exemplos positivos de empresas que investiram na inclusão sócio profissional de público vulnerável

Evento discutirá responsabilidade social corporativa.

Data: 17/10/2014

No dia 21 de outubro será realizado o Seminário: Trabalho Decente é Crescer com Dignidade pela Responsabilidade Social Corporativa e Inclusão Cultural e Produtiva de Público Vulnerável, que vai ocorrer a partir das 14h no Auditório da FECOMÉRCIO, em Cuiabá. Esse evento faz parte das atividades previstas do Projeto de Qualificação – Ação Integrada, que vem sendo desenvolvido em Mato Grosso desde 2009.

Segundo Valdiney Arruda, auditor fiscal do Trabalho e um dos organizadores, o evento é uma oportunidade dos empresários conhecerem melhor os resultados positivos e os ganhos sociais de empresas que ajudaram a qualificar e recolocar pessoas em vulnerabilidade social no mercado de trabalho. “Por um lado a empresa auxilia na transformação social e por outro acaba tendo ganhos econômicos com uma mão de obra bastante produtiva e ávida por qualificação. É um cenário no qual todos ganham”, diz Valdiney.

Quem organiza o seminário é o SENAC-Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso e o Projeto Ação Integrada, por meio de sua coordenação executiva formada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE-MT) através da Coordenação de Promoção de Trabalho Decente; o Ministério Público do Trabalho 23º Região, a Universidade Federal de Mato e a Fundação Uniselva". O evento conta com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Foram convidadas ao todo 300 empresas ligadas ao setor do comércio, que poderão participar do Programa Ação Integrada oferecendo cursos de qualificação e/ou vagas de emprego.

Durante os seminários serão apresentadas as experiências de empresas que apoiaram o Ação Integrada em Mato Grosso. Na mesa “Aprimorando e Elaborando sistemática de sensibilização e adesão de empresas ao projeto” será apresentado o Termo de Adesão com Certificação ou Diplomação para as organizações interessadas em participar do Programa Ação Integrada.

Trabalho Decente

Segundo define a OIT – Organização Internacional do Trabalho, Trabalho Decente é um trabalho produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade, e segurança, sem quaisquer formas de discriminação, e capaz de garantir uma vida digna a todas as pessoas que vivem de seu trabalho.