Medicina diagnóstica aposta em inovação para aumentar a capacidade produtiva

Lançamento em tecnologia laboratorial garante mais rapidez, segurança e qualidade aos exames clínicos do Laboratório Sabin.

Data: 19/09/2014

Inovação, qualidade e eficiência são compromissos mantidos pelo Laboratório Sabin, que acaba de renovar sua parceria com a Siemens Healthcare e adotará a plataforma Aptio Automation, um novo conceito de automação laboratorial que passará a ser completamente integrada.

Utilizada em outros países, esta tecnologia está sendo customizada para o Laboratório. “A Siemens Healthcare tem nos apoiado durante nosso crescimento. Com esta plataforma, vamos agregar maior segurança, qualidade e rapidez na análise das amostras e na emissão de laudos do laboratório. Assim, aumentaremos o número de exames e continuaremos a oferecer serviços de excelência a todos que nos procuram”, avalia a presidente executiva, Lídia Abdalla.

De acordo com o CEO da Siemens Healthcare, Armando Lopes, o Aptio Automation está entre as mais modernas automações laboratoriais. “A customização desta tecnologia será feita de acordo com as necessidades do Laboratório Sabin”, garante.

O Aptio Automation é uma solução de última geração. Trata-se de um sistema que integra mais de 20 equipamentos Siemens buscando centralizar o maior número de testes em uma única plataforma, diminuindo o número de tubos em análise. Serão processados 1600 tubos de amostras por hora, que farão análise bioquímica, sorológica, hormonal, além de coagulação.

A nova tecnologia vai reduzir o tempo de processamento de amostras e otimizar o fluxo dentro do laboratório. “Esse método chega para agregar mais qualidade e desempenho a todo Núcleo Técnico Operacional, maximizando, em conjunto com a equipe do Sabin, a performance do laboratório e garantindo mais segurança nos procedimentos. Desta forma, o Laboratório Sabin prepara seu caminho rumo aos próximos 30 anos”, explica o diretor Técnico, Rafael Jácomo.

Atualmente, o laboratório realiza dois milhões de exames por mês. Com o Aptio Automation em funcionamento, a empresa estima dobrar sua capacidade em até cinco anos, podendo chegar a quatro milhões de exames por mês.

Este ano o Laboratório Sabin completa 30 anos no mercado de medicina laboratorial, e atualmente contabiliza 134 unidades - 73 no Distrito Federal, 13 no Goiás, 22 na Bahia, seis em Minas Gerais, cinco em Tocantins, seis no Amazonas e nove no Pará.

Expansão

A implantação do Aptio Automation será realizada no Núcleo Técnico Operacional (NTO) da nova sede do Sabin, com previsão de inauguração para o 2º semestre de 2015.

Com 12.500 metros quadrados de área construída, o novo prédio comportará o Núcleo Técnico Operacional, a Área Administrativa, a Central de Atendimento e os espaços de convivência dos colaboradores, como academia, refeitório, sala de videoconferência, sala de treinamento e auditório. Entre as novidades do empreendimento, a empresa divulgou a implantação de um posto de coleta especial com drive-thru.

O projeto da nova sede do Grupo Sabin se candidatará ao selo Green Building pela certificação Leed - Leadership in Energy and Environmental Design, concedida pela ONG americana U.S. Green Building Council (USGBC), de acordo com os critérios de racionalização de recursos atendidos por um edifício. Em todo o mundo, cerca de 12 mil certificações foram distribuídas, sendo apenas 24 delas no Brasil.