Empresa de Serviços Relacionados ao Luto Cortel Investe em Plataforma Riverbed e Ganha Rapidez no Acesso às Aplicações

O tráfego foi otimizado de 90 a 95% gerando economia no consumo de links privados e alta performance no acesso às aplicações críticas

Local: São Paulo/SP

Data: 17/10/2014

Com 51 anos de operação no Brasil, a Cortel, uma das maiores empresas de Serviços relacionados ao Luto (detentora de crematórios, cemitérios, funerárias e farmácias), investiu em tecnologia de ponta para prover alta performance computacional e melhor experiência dos seus usuários no acesso à rede da companhia.

Com sede em Porto Alegre e mais 13 sites remotos distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Amazonas e Rio de Janeiro, a Cortel adotou a plataforma de aceleração da fabricante Riverbed e, com ela, pôde migrar seu data center (servidores e aplicações) para a nuvem, com total segurança e com agilidade no acesso às informações.

Com este projeto implementado pela integradora gaúcha TechChannel, a Cortel conseguiu colocar na nuvem aplicações como ERP Senior, ambiente Oracle e demais sistemas críticos. Para acelerar o acesso ao data center, foram implantados dois appliances Riverbed no modelo CX 570M, sendo um na matriz em Porto Alegre e outro no data center no Bairro de São Geraldo – também em Porto Alegre.

De acordo com Jean Concilio Xavier, CIO da Cortel, com a plataforma Riverbed, o acesso às aplicações na WAN tem agora praticamente a mesma performance de uma LAN (rede local). “Eliminamos a necessidade de Terminal Server aos usuários da matriz e os usuários dos sites remotos acessam às aplicações com uma ótima performance e rapidez”, declara Xavier.

Dentre os principais benefícios da plataforma Riverbed apontados pelo CIO estão: a segurança e a agilidade no acesso às aplicações; transparência ao usuário na migração para nuvem (sem qualquer tipo de degradação ou queda no desempenho) e economia no consumo de link privado, otimizando o tráfego em 90 a 95%. “Já tínhamos investido em link privado, mas com a plataforma Riverbed, temos folga de banda em nossos links e temos uma boa margem que nos permite crescer e expandir o tráfego, sem ter que adquirir novos links”, esclarece Concilio Xavier.

O projeto foi concluído há 60 dias pela integradora TechChannel. A Cortel colocou em prática os projetos mais importantes de cloud computing, como a migração do Oracle, servidores e aplicações críticas para nuvem, compondo uma rede MPLS baseada em cloud, atendendo integralmente às demandas de acesso dos 13 sites da companhia.

“Agora que preparamos toda nossa infraestrutura de rede e de sistemas com o que há de mais moderno em relação à tecnologia, podemos voltar nossa atenção aos projetos relacionados diretamente aos nossos negócios”, antecipa o CIO que ressalta: “atualmente, estamos trabalhando num projeto de desenvolvimento de aplicação móvel e também temos planos futuros de expandir a plataforma Riverbed, implantando novos appliances Steelhead nos demais sites remotos”.

Para Xavier, sem a plataforma da Riverbed, não seria possível migrar as aplicações corporativas para a nuvem sem perder a performance. “O conhecimento da integradora TechChannel em relação ao portfólio desta fabricante foi fundamental para a concretização do projeto – e em tempo recorde”, afirma.