Como contratar bons funcionários para o SAC?

Por NeoAssist, líder no desenvolvimento de soluções para atendimento entre empresas e consumidores

Data: 29/08/2014

O Serviço de Atendimento ao Consumidor pode interferir diretamente nos negócios da empresa, bem como influenciar na imagem que o cliente tem do empreendimento. A postura do atendente é fator determinante nos processos que envolvem o SAC, por isso, é preciso ter bastante atenção e critério na seleção e contratação de novos colaboradores.

Diariamente, muitas vagas de trabalho são abertas nessa área e, normalmente, o processo seletivo é bem simplificado. Como resultado disso, acontecem contratações imediatas e muitos equívocos, gerando assim uma alta rotatividade no setor.

Um funcionário com perfil inadequado, ao invés de ajudar, pode representar um grande problema para a companhia. A seguir, confira algumas características que devem ser levadas em consideração antes de contratar um funcionário de SAC.

Capacidade de comunicação

Esse requisito deve ser bem avaliado durante a entrevista presencial, pois a fluência verbal é indispensável nas atividades realizadas pelo SAC. É fundamental verificar se o candidato se comunica com facilidade e apresenta clareza e objetividade em suas colocações. É preciso ainda que ele tenha um bom domínio da norma culta, não use gírias e evite os vícios de linguagem. Profissionais tímidos e pouco assertivos dificilmente cumprirão suas atribuições no SAC com a segurança e eficiência que a função exige.

Boa dicção

O trabalho do atendente de SAC consiste em ouvir e falar. Se o cliente não entender o que o profissional diz, provavelmente ficará insatisfeito com o atendimento. Nas etapas presenciais da seleção é importante observar a forma como o candidato pronuncia as palavras, a velocidade que ele fala e até mesmo o tom da voz. Um profissional que fala muito baixo, por exemplo, tende a comprometer o atendimento de maneira negativa.

Educação e Simpatia

Essas características pessoais são indispensáveis ao bom funcionário de SAC, afinal, ser simpático e educado pode ser o melhor caminho para a fidelização dos clientes. Demonstrar satisfação em servir, ser solícito, buscar soluções e manifestar o interesse em sanar as dúvidas do consumidor são algumas das atitudes que se espera de um atendente. Usar um tratamento respeitoso e conduzir o atendimento de forma agradável também é um grande diferencial. Mas lembre-se de que o excesso, até mesmo de simpatia, pode prejudicar a empresa, caso isso soe como bajulação.

Dinamismo e proatividade

O atendente de SAC é um profissional que lida constantemente com pressões e desafios. Para sobreviver a essa intensa rotina de trabalho, é preciso que ele seja dinâmico e criativo, tenha a capacidade de se antecipar aos problemas, seja aberto a mudanças, possua iniciativa e tenha energia para superar obstáculos. O funcionário deve ter vontade e vitalidade para ocupar o cargo, pois se há uma característica que não combina com o SAC é a inércia.

Gostar de gente

É indispensável que os funcionários do SAC gostem de lidar com pessoas, afinal, é por elas e para elas que o serviço existe. Nesse sentido é necessário saber trabalhar em grupo, ter espírito de equipe e especialmente, possuir tato para atender os diferentes perfis de clientes que surgem todos os dias. Respeito, paciência e gentileza também fazem parte do pacote das relações humanas. Se o candidato reúne essas características, já é meio caminho andado para preencher a vaga.

*NeoAssist é uma das principais empresas de desenvolvimento de ferramentas para atendimento ao cliente. www.neoassist.com.br