Solução para digitalização de documentos beneficia rotinas do transporte público

Rodrigo Reis, Diretor Comercial da Reis Office, fala da importância da digitalização na área de transporte

Data: 29/08/2014

Por Rodrigo Reis*

O transporte urbano é frequentemente alvo de críticas por seus usuários por conta da infraestrutura deficiente, que acaba acarretando em veículos lotados e atrasos. Entretanto, as autoridades têm buscado soluções tecnológicas para melhorias no gerenciamento das linhas e, consequentemente, a qualidade do serviço.

A redução dos processos burocráticos é um exemplo. Motoristas e cobradores produzem relatórios de horário de saída e chegada todos os dias, em um sistema parecido com uma folha de ponto, em que registram também o número de passageiros transportados. Essa fiscalização é realizada diariamente nos terminais urbanos e, posteriormente, na empresa de transportes, para a avaliação de horários, tempo de viagem e demanda. Dessa forma é possível realizar um diagnóstico e realocar os carros.

Com milhares de relatórios entregues diariamente, analisá-los com agilidade, sem o auxílio do computador, é uma tarefa impossível. Por isso a importância de soluções como o OCR, sigla em inglês para “Reconhecimento Ótico de Caracteres”. A partir da digitalização do documento, é gerado um arquivo de imagem, transformado pela ferramenta em um arquivo de texto editável, em que dados podem ser copiados e transferidos para qualquer software de gestão e análise, em questão de minutos.

Além da rapidez, a indexação automática dos relatórios melhora a leitura, evitando perdas que eventualmente acontecem com a checagem humana. Ou seja, traduz-se em diversos benefícios para as empresas de transporte e também qualquer instituição que dependa de dados provenientes de relatórios manuais, com soluções customizáveis a preços acessíveis.

*Rodrigo Reis é Diretor Comercial e Sócio da Reis Office – www.reisoffice.com.br -, empresa líder em soluções completas para impressão, digitalização, transmissão e armazenamento de documentos.