Escritor lança edição revisada de dicionário de Nanociências, Nanotecnologia e Novas ciências.

Em milhares de termos, nomenclaturas e definições exclusivas, não apenas para divulgação científica, mas como um livro para ler e para pesquisar sempre.

Há muita energia potencial armazenada neste trabalho, apenas aguardando a sua utilização.

Local: São Paulo - SP

Data: 01/09/2014

Devido a complexidade dos assuntos, podemos resumir o mesmo como Dicionário de Nanotecnologia, devido ao livro não possuir apenas assuntos ligados a nanotecnologia, elaborado pelo autor de vários livros Edilson Gomes de Lima, o mesmo ganhou agora uma nova revisão exclusiva após mais dois anos de exaustiva pesquisa cuidadosa e análise de cada termo técnico. Perguntado ao autor como se iniciou a ideia de desenvolver este dicionário, e ele descreveu a história:

O trabalho se iniciou após a leitura em uma edição muito especial da revista superinteressante de 1992 que divulgava a nanotecnologia. Desde então várias revistas se unirão em minhas pesquisas, como a scientific American e a Nature. Nos anos subsequentes, continuei a estudar e pesquisar esta ciência, e em especial a física, além de colecionar e criar termos, nomenclaturas e definições, sempre buscando uma forma de descrevê-los de forma simples e compreensível a todos. Anos após, embora ainda incompleto, o mesmo está muito enriquecido e apresenta grande potencial para estudantes, pesquisadores, industriais, técnicos e interessados na área. Certamente, ao classificar como incompleto, o autor está sendo sincero, por se tratar de uma tecnologia nova, a qualquer momento novos termos, nomenclaturas e definições podem surgir e a qualquer momento termos já consagrados podem tornar-se obsoletos. E digo mais, disse o autor: “Este trabalho é tão complexo, que ainda há os termos comerciais que se confundem, em alguns casos, com a própria tecnologia”. Sendo um dos objetivos deste trabalho a organização e a disponibilização rápida e fácil deste assunto a quem tiver interesse, economizando tempo e facilitando o acesso a toda essa informação. A realidade é que já o publiquei em algumas plataformas livres para autores na internet, porém para publicá-lo definitivamente preciso encontrar alguém que auxilie em uma publicação de grande alcance, já realizei duas revisões técnicas no trabalho e a cada uma que realizei acrescentei novos detalhes a cada termo. Embora ainda não tenha procurado o mercado para a publicação oficial, o mesmo está passando por uma nova revisão técnica que está o deixando com uma cara altamente profissional. Será importante encontrar uma parceria no mercado para sua publicação definitiva e oficial, devido a necessidade de acrescentar ainda mais profissionalismo aos termos e nomenclaturas, além de uma organização e revisão gramatical ainda mais precisa e altamente profissional. Algo que poderá elevar o custo da obra, mas que é algo fundamental e que a deixará como uma ferramenta exemplar a todos os interessados, sendo o tipo de trabalho que além de servir como consulta, será uma fonte de inspiração, pesquisa, criatividade e um caminho para inter-relacionar tecnologias já existentes, ou em processo de desenvolvimento com novas tecnologias. Em outras palavras, este trabalho amplia os horizontes de conhecimento aos envolvidos nestas áreas do conhecimento de forma ampla e global.

Como autor, o que aprendi com este trabalho foi ganhar um alcance geral técnico e amplo neste assunto. O que fez transparecer que o atual modelo de negócios focados em apenas um seguimento, embora ainda eficiente, com as novas tecnologias, este modelo se demonstra fraco. As novas tecnologias apontam para modelos de negócios inter-relacionados, ou seja, tecnologias inter-relacionadas de modo tal que já notei até inter-relacionamento entre tecnologias complexas junto a áreas de humanas, demonstrando amplo potencial de negócios no futuro. Dentro destas páginas há mais que termos, nomenclaturas e definições, há potenciais novos negócios que poderão ser criados em curto, médio e longo prazo. Desde tecnologias apenas complementares aos produtos já existentes, até tecnologias inovadoras e de quebra de paradigmas. A economia de qualquer país irá agradecer a esses novos potenciais.

Novamente, o autor do dicionário Edilson Gomes de Lima exemplifica seu trabalho: Embora possa parecer especulativo, mas o resumo é este: Como analogia, assim como uma represa, com bilhões de litros de água armazenada, formando uma carga de energia potencial enorme a ser usada. Igualmente podemos dizer que este livro é como uma barragem! “Há muita energia potencial armazenada neste trabalho, apenas aguardando a sua utilização”.

Além de tudo, o livro amplia o horizonte de conhecimento do interessado no assunto de forma vertiginosa, porque cada assunto remete a outros, inclusive assuntos ligados a outras técnicas e incrivelmente, até assuntos não técnicos, ao qual envolve áreas ligadas a assuntos de ciências humanas. Há muito potencial nesta obra, principalmente na área de equipamentos, instrumentação analítica, investigativa e termos estritamente específicos que deixam claro a intersecção entre ciências clássicas e as novas ciências e tecnologias. Não é apenas um dicionário, mas um meio de pesquisa profundo as novas ciências. Seu desfecho está longe de chegar a um fim, e ficar fora desta história não será saudável a nenhum profissional ou companhia.



Website: https://agbook.com.br/book/172244--Dicionario_de_Nanotecnologia

Website: https://agbook.com.br/book/172244--Dicionario_de_Nanotecnologia