F1 nas Escolas organiza primeira prova no Brasil

Evento chancelado pela categoria de automobilismo acontece na Faculdade Impacta no dia 25 de outubro, em São Paulo Atividade reúne seis equipes de escolas de ensino médio do país e antecede o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1

Data: 20/10/2014

Campeonato de automobilismo mais famoso do mundo, a Fórmula 1 realiza o Grande Prêmio do Brasil no dia 8 de novembro, em São Paulo. Porém, duas semanas antes da corrida, a categoria desembarca na capital paulista para outra prova, voltada exclusivamente para estudantes. Pela primeira vez o país realiza uma edição do projeto F1 nas Escolas.

As atividades acontecem no dia 25 de outubro, das 8h às 15h, e a sede escolhida é a Faculdade Impacta Tecnologia, referência em cursos de graduação, pós-graduação e MBA nas áreas de TI, Gestão, Design e Mercado Digital. Além do protocolo de abertura, acontecem as avaliações e a corrida no sábado.

“A essência do projeto da Fórmula 1 é a mesma que usamos em nossas aulas: compartilhar conhecimento tecnológico com estudantes na prática, desenvolvendo profissionais capacitados para qualquer desafio”, afirma Célio Antunes, presidente-fundador do Grupo Impacta.

O programa é voltado para jovens de 9 a 18 anos, mas nesta primeira edição brasileira apenas seis escolas de ensino médio estão inscritas. O objetivo é atrair a atenção dos estudantes para o ambiente da tecnologia, engenharia e matemática com uma explicação lúdica e apaixonante, através da chancela de uma das principais instituições esportivas do planeta.

A Fórmula 1 disponibiliza os softwares que ajudam no desenvolvimento e construção dos carrinhos. Entre eles, estão o 3D CAD (Computer Aided Design) para projetar o carro, o CFD (Computer Fluid Dynamics) para a aerodinâmica e o 3D CAM (Computer Aided Manufacture) para a estratégia de usinagem.

A equipe campeã desta prova no Brasil participa da Corrida Mundial, que acontece em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 21 e 23 de novembro – coincidindo com a última etapa da Fórmula 1. Apenas os estudantes campeões dos países envolvidos participam desta última prova. Eles terão acesso aos treinos e poderão conversar com engenheiros das equipes no paddock. Os vencedores da etapa mundial ganham bolsas de estudos de graduação e pós-graduação na Universidade de Londres.

Equipes participantes

Os times são formados por três a seis pessoas e orientados por um professor. Cada aluno é responsável por uma parte do portfólio. O orientador vai auxiliar apenas no momento do planejamento e construção, sem interferir na direção do projeto.

Assim como na Fórmula 1, cada escuderia conta com dois carrinhos. Na edição brasileira, são seis equipes e doze protótipos na disputa que acontece na Impacta. Confira a relação das equipes.

Forma de disputa

• São duas etapas: as avaliações dos juízes e a corrida, todas no sábado. O vencedor geral sai da combinação entre a velocidade alcançada na pista e os resultados das análises.

• A primeira parte consiste na verificação dos árbitros sobre quatro eixos: apresentação verbal, engenharia, vistoria e portfólio.

• Na parte verbal, é avaliada a capacidade dos alunos de apresentarem o projeto para uma banca de juízes. Na engenharia, é o contrário: os estudantes respondem perguntas dos profissionais sobre os carrinhos. Depois, acontece a vistoria do equipamento e, por fim, a avaliação do portfólio, que envolve outras etapas do projeto, como a confecção de uniformes, criação de logotipos e uniformes, entre outros pontos.

• Só depois dessas avaliações acontece a corrida em si. A disputa é no formato eliminatório e conta com dois carrinhos por vez. Os protótipos são acionados por disparadores na parte traseira e que proporcionam a impulsão necessária para percorrer a pista de 25 metros reta e plana situada no pátio da Impacta.

F1 nas Escolas em 40 países agrega para currículo escolar

O projeto surgiu em 2001 e vem crescendo a cada ano. Apenas na última edição, esteve presente em 40 países e envolveu mais de 20 milhões de estudantes. Com a edição brasileira neste ano, está presente em todos os continentes.

O sucesso pode ser explicado pelos benefícios que traz ao currículo escolar. O principal é a possibilidade de relacionar o conteúdo com as disciplinas já oferecidas pela instituição de ensino. Além disso, é uma oportunidade de aproximar alunos e professores para o desenvolvimento de habilidades pessoais, como:

 Comunicação em público

 Aprendizado de novas tecnologias

 Formação de redes de contatos pessoais e profissionais

 Trabalho em equipe

 Interação e argumentação de projetos

 Participação em eventos

 Capacidade de organização e administração

 Acesso a outras línguas e culturas

Serviço: F1 nas Escolas 2014

Quando: 25 de outubro de 2014

Onde: Faculdade Impacta Tecnologia – Avenida Rudge, 315 – São Paulo (SP)