Startup cria aplicativo para armazenamento de Notas Fiscais no celular, sem precisar mais guardar o papel

Gavetas cheias de papel? Perdeu a Nota Fiscal e agora precisa solicitar a garantia? Não lembra quanto pagou por um produto? Buscando resolver esses problemas, a VelociTI lançou um aplicativo gratuito chamado Nota Segura, que armazena as notas fiscais do usuário em nuvem, podendo ser acessada de qualquer lugar por um dispositivo móvel ou com acesso a internet.

Além de um projeto de cidadania, acreditamos que no futuro, a impressão do documento fiscal pode ser substituída por um arquivo digital enviado por e-mail ou para uma conta na nuvem, reduzindo o consumo de papel drasticamente no varejo.

Local: Brasil

Data: 15/09/2014

Todos sabem da importância de guardar as notas fiscais de compras em casa pelo período de, no mínimo, o prazo de garantia do produto, idealmente se deve guardar durante toda a vida útil do mesmo. Isso faz com que volumes de papéis ocupem gavetas a espera de um momento em que aquele documento seja necessário, isso pode ser na solicitação de uma garantia, declarações de imposto de renda ou até mesmo para controle financeiro pessoal.

Outra situação bem frequente é descartar os documentos fiscais assim que os recebe ou então nem exigir a emissão (deixando o papel de cidadão de lado). A maioria das pessoas descarta o cupom fiscal no primeiro lixo que encontra pela frente, porque é ruim de guardar e na maioria das vezes não vai precisar.

Já outras pessoas mais organizadas, possuem arquivos ou uma gaveta onde guarda todas as notas fiscais que podem ser utilizadas em algum momento.

Para simplificar o armazenamento de documentos fiscais, a Startup VelociTI localizada em Maringá, no Paraná, criou uma ferramenta, que pode ser utilizada no celular ou na internet, chamada Nota Segura. Uma solução que busca facilitar a vida do consumidor em organizar seus documentos sem precisar guardar tudo em gavetas ou arquivos. Assim, o usuário pode acessar suas notas de qualquer lugar, pelo celular ou acessando sua conta na internet, além de organizá-las e poder enviar por e-mail quando for preciso.

Isso é possível porque para a Secretaria da Fazenda, que é quem regulamenta os documentos fiscais no Brasil, o valor está no arquivo (que tem um formato chamado XML e é enviado digitalmente para a receita no ato da venda) que gera o papel que as pessoas recebem, chamado de DANFE. Então o que a aplicação faz é armazenar esse arquivo digital, para quando o consumidor necessitar de alguma informação, poder acessar somente o que precisa ou então gerar no próprio site a visualização do documento DANFE. Isso garante mais segurança para o usuário do que precisar guardar tudo em casa.

Para utilizá-lo, o usuário faz o download do aplicativo na Google Play ou realiza cadastro no site . O aplicativo possui um leitor de código de barras e QRcode, que possibilita o usuário, pelo próprio celular, escanear o código de controle da nota e armazená-la em sua conta assim que a recebe após uma compra, podendo posteriormente ser acessada posteriormente usando a conta. Ao realizar o cadastro, o sistema também cria um e-mail com o domínio “@notasegura.com.br” que pode ser usado para receber, exclusivamente, notas fiscais eletrônicas.

“Acreditamos que as pessoas têm dificuldade em armazenar e buscar informações dos produtos que compram e também sentem-se confusas na hora de buscar uma garantia, por exemplo. Por isso, além do App estamos criando um portal que vai ajudar as pessoas a entender melhor seus direitos”, diz Renan Freitas, Evangelista do Nota Segura.

A VelociTI é uma startup que é incubada pela Tecnospeed, uma empresa que oferece soluções em componentes de emissão documentos fiscais eletrônicos para desenvolvedores de todo o Brasil. Além do aplicativo Nota Segura, a startup também está no desenvolvimento de outras soluções inovadoras que devem ir ao mercado em breve.



Website: http://www.notasegura.com.br/consumidor

Website: http://www.notasegura.com.br/consumidor