QUALI e FDTE oferecem certificação pela American Society Quality

A parceria possibilita que os engenheiros da comunidade politécnica, que atuam em grandes empresas e na POLI obtenham a certificação Engenheiro da Qualidade da ASQ

Local: São Paulo

Data: 30/09/2014

A Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) e a QUALI Treinamentos e Certificação, por meio do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), formalizaram protocolo de intenções com objetivo de oferecer cursos preparatórios para o exame de certificação profissional da American Society Quality (ASQ) aos engenheiros que atuam na área da qualidade.

A primeira ação da parceria possibilita que os engenheiros da comunidade politécnica, vinculados à FDTE, tenham descontos no curso preparatório para a certificação Engenheiro da Qualidade. “Além de fortalecer a articulação institucional entre as organizações, esta união promove a valorização da área da qualidade no setor da engenharia com o reconhecimento dos profissionais certificados”, afirma Marta Kassab, gerente geral da QUALI. A parceria com a FDTE possibilita que os engenheiros de São Paulo, que atuam nas grandes empresas e na academia, obtenham a certificação ASQ. “O objetivo é ter mais profissionais capacitados para enfrentar os desafios do mundo globalizado, aumentando a competitividade das organizações brasileiras”, afirma.

Segundo o diretor superintendente da FDTE, André Steagall Gertsenchtein, a QUALI trouxe a possibilidade de certificar os engenheiros ligados à FDTE pela ASQ, uma organização americana de alcance mundial. “A importância da qualidade é absoluta. Não há projeto de engenharia bem sucedido sem o controle de qualidade, sem técnicas e práticas para as quais as certificações oferecidas pela QUALI são indispensáveis. Poder oferecer estas certificações, que são de valor inestimável, agrega valor à FDTE e será muito bom para a comunidade politécnica”, diz.

Também participaram do evento o gerente de desenvolvimento de novos produtos da American Society Quality, Mark Olson; Renata Lerch, diretora da QUALI; Joyce Melchior, assessora de cursos e eventos da QUALI; João Antonio Machado Neto, diretor de operações da FDTE; Sandra Monteiro, diretora de desenvolvimento de negócios adjunta da FDTE; Ana Beatriz Vannucchi Leme Macoris, gerente de desenvolvimento de negócios da FDTE; Larissa Gurjão, supervisora institucional e de comunicação da FDTE e Enio Blay, gerente de desenvolvimento de negócios.

Curso Preparatório

A certificação de Engenheiro da Qualidade possibilita o conhecimento técnico profundo da área da qualidade e sua aplicação prática nas organizações, trazendo benefícios imediatos. Para facilitar o acesso de todos os interessados, tanto os cursos preparatórios quanto os exames de certificação estão disponíveis em português.

O profissional interessado em prestar o exame de certificação - após fazer o curso preparatório da QUALI - precisa ter oito anos de experiência prática em alguma das seguintes áreas: administração e liderança; sistema da qualidade; projeto do produto e processo; melhoria contínua ou métodos e ferramentas quantitativas. O candidato também deve ter atuado por no mínimo três anos em cargo de tomada de decisões.

As aulas direcionadas aos engenheiros começam no próximo dia 02 de outubro e os membros da comunidade politécnica vinculados à FDTE terão desconto de 10% na inscrição. Outras informações podem ser obtidas no site da QUALI www.quali.org.br, por e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 2847-4878.

Sobre a QUALI

A QUALI Treinamento e Certificação é uma joint venture do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade e da American Society Quality, com o objetivo de treinar e capacitar profissionais na área de Gestão da Qualidade dentro dos rigorosos padrões da ASQ, que são aceitos internacionalmente como referência em qualidade. Além disso, tem por meta dar apoio às organizações brasileiras para que estas sejam ainda mais competitivas, melhorando a gestão da qualidade.

Sobre o PGQP

O Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade tem a missão de promover a competitividade sustentável do Rio Grande do Sul para a melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio da busca da excelência em gestão. Criado em 1992, o PGQP tem como presidente do Conselho Superior Jorge Gerdau Johannpeter, e do Conselho Diretor Ricardo Menna Barreto Felizzola. Considerado referência internacional por sua disseminação e capacidade de mobilização, o PGQP soma mais de 1,3 milhão de pessoas envolvidas, com adesão de mais de 11 mil organizações associadas a uma rede de 80 comitês setoriais e regionais, permeando o Estado do Rio Grande do Sul e diversos setores da economia gaúcha, com a capacitação de mais de 250 mil pessoas nos fundamentos da qualidade.

Sobre a FDTE

A FDTE foi instituída por docentes e pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI) em 1º de dezembro de 1972, tendo por objetivo principal desenvolver a engenharia com apoio da pesquisa e do conhecimento da POLI. Em seus mais de 40 anos de existência foi responsável por projetos pioneiros e inovadores em todas as áreas da engenharia. Como Fundação de apoio à Escola Politécnica foi o principal canal para a transferência de tecnologia para a sociedade e de investimentos em projetos e pesquisas da POLI, resultando em ciclo virtuoso em benefício tanto da sociedade quanto da universidade. A FDTE tem importância expressiva na expansão e independência tecnológica do Brasil, sendo referência nacional pela excelência na união entre a sua capacidade administrativa e a qualidade técnica da POLI. www.fdte.org.br