Você sabe escovar os dentes corretamente?

Não basta apenas movimentar a escova pra lá e pra cá. É importante fazer a correta higienização da língua para evitar o surgimento de doenças e mau hálito

Principalmente na escovação noturna é importante utilizar o fio dental para a remoção de resíduos depositados entre os dentes ao longo do dia

Local: São Paulo

Data: 17/09/2014

Algumas tarefas, de tão rotineiras, acabamos cumprindo no “piloto automático”. Mas se pararmos para pensar será que estamos fazendo corretamente? A pergunta se estende a uma das primeiras ações do cotidiano que assimilamos na infância: a escovação dos dentes. Você sabe a maneira certa de higienizá-los ou acha que basta movimentar a escova pra lá e pra cá e está tudo certo?

A dentista Fabíola Piva, do consultório Fabíola Piva Odontologia (www.fabiolapiva.com.br), explica que alguns cuidados devem ser tomados para que a escovação cumpra o seu papel: prevenir e controlar doenças bucais.

Uma delas é a técnica de escovação. “Em primeiro lugar é importante escolher o creme dental mais adequado e colocá-lo na quantidade certa sobre as cerdas da escova”, ensina Fabíola. De acordo com a especialista o equivalente a um grão de ervilha é quantidade suficiente para fazer uma boa higienização.

Mas a especialista alerta que, para uma correta escovação, devemos conhecer nossos dentes e saber que eles possuem cinco faces. “Elas são classificadas em Faces Proximais (entre os dentes); Face Vestibular (fica em contato com a bochecha) – é a que aparece no sorriso; Face Lingual ou Palatina (cuja superfície do dente fica em contato com a língua) e Face Oclusal (é a parte superior dos dentes, onde trituramos os alimentos).

Segundo a dentista todas as faces devem ser limpas corretamente principalmente antes de dormir. “Com a diminuição da salivação durante o repouso o risco do surgimento de cárie e doença periodontal aumenta bastante”, esclarece.

Mas para não errar é importante começar o processo com o uso do fio dental. “Ele é imprescindível para remover resíduos das faces proximais”, salienta a dentista, que acrescenta: “Principalmente na escovação noturna é importante utilizar o fio dental para a remoção de resíduos depositados entre os dentes ao longo do dia”.

Para obter melhores resultados enrole cerca de 50 cm entre os dedos e passe-o pelos espaços entre os dentes. “Sem colocar muita força contra a gengiva para não machucar”, alerta a dentista. Ainda segundo ela, a forma para obter melhor desempenho é envolvendo cada dente formando um “C”. Depois deslize delicadamente de cima para baixo e a partir da gengiva. Vá utilizando partes limpas do fio para cada dente, a fim de evitar contaminação.

Escovação

Logo após devemos posicionar a escova em um ângulo de 45 graus em relação à superfície do dente. “Parece complicado, mas esta é a melhor maneira que as cerdas da escova entrem no espaço existente entre a gengiva e o dente”, orienta Dra. Fabíola.

Daí a orientação é fazer movimentos de vai e vem da gengiva para a face oclusal (parte superior), tanto nas faces vestibular (do lado da bocheca) como na lingual e palatina (que fica em contato com a língua). Feito isso devemos escovar a face oclusal com movimentos de vai e vem também.

Por último, é imprescindível fazer a limpeza adequada da língua. “Ela é o maior depósito de resíduos da boca e, como dispõe de anatomia papilar há grande chance de formação da saburra lingual - uma massa composta por células descamadas da própria boca, de bactérias e muco da saliva – que acaba gerando mau hálito. “Daí a importância da utilização dos raspadores de língua”, diz Dra. Fabíola.

“Nessa hora utilize um limpador apropriado ou aquele que a maioria das escovas traz na cabeça das cerdas e também as próprias cerdas para finalizar a higienização. Assim será possível remover as bactérias e evitar o surgimento de doenças.”, arremata a dentista. Feito isso, os dentes estarão corretamente escovados!

Vale lembrar ainda que pessoas que possuem prótese fixas e ou aparelhos ortodônticos do tipo fixo devem complementar a higiene bucal com o uso de Escovas interdentais e também passar o fio dental.

Complemento

Isso feito, a etapa seguinte é a aplicação do enxaguante bucal. Composto por agentes antimicrobianos que controlam a formação de placa bacteriana e o acúmulo de bactérias o produto deve ser utilizado em bochechos por 30 segundos. “Basta utilizar o equivalente a 20 ml para obter bons resultados”, finaliza Dra. Fabíola.

Depois disso, o sorriso estará impecável!