Livro de Ficção-Científica Diário de Santee vira jogo de RPG.

Na trilogia do livro Diário de Santee existem mais de trinta personagens, o que fez surgir à possibilidade de expandir além dos livros. Entre os produtos propostos a serem desenvolvidos estão um livro de RPG ilustrado, gibis e games para celular.

Através da minha lente eu vejo a vida. Observo e aprendo. Seleciono o que me faz bem e guardo em minha memória. Através da minha lente vejo as maravilhas do Criador, do Arquiteto. Eu sou a vida. E como vida sou eterno. Roque Fernando

Local: São Paulo - SP

Data: 30/09/2014

Até o início dos anos 80, os RPGs não tinham sido lançados oficialmente no Brasil e isso perdurou até 1991 com o lançamento dos livros-jogos Aventuras Fantásticas pela Marques Saraiva. A década prossegue e mais alguns títulos são lançados: Paranoia, Advanced Dungeon & Dragons e Vampiro - a Mascara. Além das publicações estrangeiras, muitos outros RPGs brasileiros surgiram neste período.

Na trilogia do livro Diário de Santee existem mais de trinta personagens, o que fez surgir à possibilidade de expandir além dos livros. Entre os produtos propostos a serem desenvolvidos estão um livro de RPG ilustrado, gibis e games para celular.

O RPG tem seu uso amplamente incentivado pelo Ministério da Educação (MEC) como método de ensino. É usado para aguçar a cooperação mútua e o raciocínio lógico dos estudantes.

RPG ou Role-playing Game é um jogo de interpretação de personagens. Os participantes assumem os papéis dos personagens e podem criar suas próprias narrativas. O jogo tem regras, mas dá liberdade aos jogadores de improvisar. Cada escolha define a direção do jogo. Existem diversos tipos de jogos em RPG, mas o essencial é que os jogadores aprendam rapidamente como desenvolver as sessões. Usando um deck com um número específico de cartas, misturados aos resultados de dados aleatórios, o jogador pode aplicar habilidades específicas, conhecer as falhas do inimigo, evocar poderes ou usar equipamentos dependendo das referências do card que está em suas mãos. Os jogos em RPG podem ser colaborativos e socializam os jogadores. Geralmente pessoas que gostam de jogar RPG tornam-se uma equipe e reúnem-se com frequência. Na filosofia do jogo RPG o objetivo é explorar a possibilidade da história, seus cenários e personagens.

Não há limites para o jogador dentro de cada enredo específico No RPG você pode interpretar um personagem, enfrentar desafios, gerar estratégias. Existem conjuntos de regras, também chamadas de Sistema que orientam os jogadores sobre o que o personagem pode ou não fazer. Cada personagem tem uma história e o jogador deve personificá-lo no jogo.

No jogo Diário de Santee - Em busca da Shagma Sagrada, você não apenas luta contra os adversários, mas encontra aqueles que te ajudam a seguir em frente no mundo imaginário com liberdade para agir, preso apenas ao conjunto de regras do sistema. O jogo foi idealizado para um grupo de 2 a 4 jogadores, apesar de não existir um limite de participantes. Os jogadores se distinguem em duas categorias: O Player - jogador que interpreta e controla o personagem e o narrador ou Game Master - GM que é quem cria a história e julga as ações de todos os personagens. Geralmente o narrador não possui personagem próprio, porém controla todos os personagens não-jogadores da aventura. O GM deve conhecer as regras mais profundamente e deve ser o mais experiente do grupo. Somente ele pode quebrar, ignorar ou alterar as regras no andamento de uma sessão sempre se baseando no seu bom senso. Conhecer o máximo possível sobre o sistema é fundamental para esse processo. Cada sessão de RPG pode ser chamada de uma aventura. Uma sucessão de aventuras onde se usam os mesmos personagens mantendo a continuidade dos eventos torna-se uma "campanha". Exemplo: “Um personagem foi lançado numa realidade alternativa e ninguém mais o reconhece”. O narrador então descreve ao jogador que nessa realidade existe apenas uma forma de ficar vivo, ingerindo o veneno de uma planta venenosa em meio à floresta para se comunicar com o espírito da floresta. O jogador então decide entrar na mata e enfrentar os lobos selvagens em busca da planta. O fato é que para vencer os lobos é necessário força e habilidade, e como o jogador pode falhar ele faz uma jogada de dados para saber se o resultado é satisfatório Além dos dados, uma sessão de RPG também pode requerer mais alguns materiais.

No jogo Diário de Santee - em busca da Shagma Sagrada, existe uma cópia da ficha de personagem para cada jogador, com as regras e orientações durante a sessão.

A apresentação do novo jogo de RPG acontecerá juntamente com o lançamento do seu segundo livro da trilogia Diário de Santee – “Lapso do Tempo”, no dia 27 de novembro na livraria Martins Fontes, inclusive com cosplayers dos personagens.

Saiba mais sobre o livro:

https://www.dino.com.br/releases/escritor-brasileiro-de-ficcao-cientifica-retoma-trabalho-e-lanca-livro-em-novembro-dino89042560131

http://www.roquefernando.com.br/

http://www.diariosantee.com.br/

https://www.facebook.com/diariodesantee

[email protected]



Website: http://www.diariosantee.com.br

Website: http://www.diariosantee.com.br