ADECOL desenvolve nova linha de adesivos para setor de não-tecidos

HIGIMELT traz formulações específicas para a indústria nacional

Data: 22/10/2014

ADECOL desenvolve nova linha de adesivos para setor de não-tecidos

Atenta ao grande crescimento do setor de não-tecidos no Brasil, a ADECOL, maior fabricante nacional de adesivos industriais, acaba de lançar a nova linha HIGIMELT, específica para aplicação em materiais “non woven”. Diferente dos tecidos tradicionais desde o processo de confecção, passando por custo-benefício e desempenho, o non woven é muito utilizado em produtos higiênicos como fraldas e absorventes.

Com a HIGIMELT, a ADECOL introduz no mercado uma linha de adesivos totalmente produzida no Brasil, formulada especificamente para a indústria nacional, oferecendo alta performance e maior produtividade para aplicações em não-tecidos, especialmente em produtos higiênicos. Produzidos em uma embalagem especial conhecida como 100TACK*, os adesivos da linha são transparentes e isentos de odor seguindo todas as exigências dos clientes.

A linha conta com mais de 12 produtos, formulados para as diversas fases de fabricação de itens como fraldas e absorventes. “É um setor que merece atenção e para o qual nós desenvolvemos aplicações especiais. Fraldas, por exemplo, usam cola para sua construção, elástico e posicionamento. HIGIMELT entrega soluções com características diferentes para cada uma destas etapas”, afirma Alexandre Segundo, diretor comercial da ADECOL. “Ter uma colagem de qualidade implica muito na qualidade do produto final. Por isso os adesivos da linha HIGIMELT não têm cheiro, e são feitos especialmente com o cuidado de não afetar as áreas íntimas”, completa. A ADECOL oferece ainda a possibilidade de desenvolver formulações sob medida dos produtos HIGIMELT, adaptando suas características às realidades de aplicação e condições climáticas de cada cliente.

ALTA TECNOLOGIA - Recentemente, a ADECOL investiu mais de R$ 5 milhões em novas máquinas para aumentar sua produção de adesivos Hotmelt PSA 100Tack, base da linha HIGIMELT. Além de suas características de performance e melhor produtividade, o Hotmelt PSA 100Tack traz benefícios ao meio ambiente, por conta de ser embalado em sachês cuja película é feita a partir do próprio adesivo e é aproveitada no momento da aplicação.

A linha HIGIMELT ainda conta com adesivos formulados a base de polímeros de metaloceno, formulação de ponta que apresenta o melhor desempenho que um adesivo pode oferecer. Eles apresentam alta adesão com menor quantidade de produto, resistência térmica superior e diversos benefícios durante sua aplicação. Conhecidos como hotmelt auto limpante, são adesivos limpos que não sofrem cabornização no coleiro, não exalam odores e fumaça, exigem menores temperaturas para chegar ao ponto de utilização e não formam fios, conhecidos como ‘cabelo de anjo’, durante o uso.

“Investimos cerca de 6% de nosso faturamento anual em pesquisa e desenvolvimento, o que nos permite entregar, em alguns casos, como o da linha HIGIMELT, formulações que concorrentes internacionais, como os chineses, não conseguem elaborar”, explica Alexandre Segundo. “Grandes clientes no Brasil já estão adquirindo nossos produtos e queremos estar cada vez mais neste constante crescimento”.