Especialista ensina a harmonizar a bebida com diversos pratos

Especialista em saquê dá dicas de como harmonizar a bebida oriental com diversos pratos brasileiros.

Local: São Paulo

Data: 28/10/2014

Outubro é o mês mundial do saquê e segundo o sommelier de saquê, Celso Ishiy, a bebida, assim como o vinho, tem os seus truques de apreciação e variações, com propostas diferenciadas, que são: Saquê Comum, Premium e Superpremium. O Saquê Premium e superpremium, tradicional versão da bebida, vem se destacando no país por serem bebidas mais aromáticas e complexas, principalmente as versões junmai que são 100% fermentada do arroz. “As pessoas precisam sentir o verdadeiro gosto do Saquê puro, muitos confundem com o saquê de caipirinha, que possui preparo com essências, mas a bebida pura apreciada corretamente provoca diferentes sensações. Sentir a textura, elegância e pureza da bebida têm atraído cada vez mais brasileiros a procurarem os melhores saquês”, reforça Ishiy.

Alguns restaurantes orientais já oferecem degustação e explicações sobre as opções do saquê. A curiosidade que está atraindo a atenção dos clientes é que há pratos brasileiros que podem ser harmonizados com a bebida. Autor do livro “Guia Prático do Saquê”, lançado recentemente pela livraria Saraiva, Celso Ishiy, detalha na obra toda a história da tradicional bebida japonesa e revela os truques para apreciar corretamente a bebida. O especialista aponta que a harmonização dos pratos com o saquê depende do paladar de cada um e nem sempre é regra saborear um determinado saquê com um tipo de comida.

Veja abaixo dicas de combinações da bebida com pratos brasileiros apontados pelo especialista:

Pratos Leves: saladas, grelhados de carne branca, carpaccio, massas sem molhos encorpados. Pode ser harmonizado com ginjo e daiginjo para apreciar o saquê.

Pratos Salgados: peixe assado, massas de molho vermelho, que podem ser servidos com saquê do tipo nigori (mais encorpado). Pode ser harmonizado com saquês doces, mas se for acentuado é melhor o saquê seco, do tipo junmai.

Pratos Cítricos: Ceviches, sunomono. Pode harmonizar com saquê mais doce, como o nigori ou honjozo.

Pratos temperados e oleosos: churrasco combina com nigori, junmai, honjozo seco. Para quem prefere reduzir a gordura pode tomar o honjozo extra dry.

Pratos encorpados: carne de panela mineira e feijoada podem ser acompanhadas do saquê nigori, que é mais acentuado e realça o sabor destes pratos.

Pratos Doces: sobremesa. Pode ser harmonizado com saquê seco para destacar a doçura da comida ou saquê doce para que a comida não fique enjoativa.

______________________________________

Celso Ishiy há 11 anos tornou-se sommelier em saquê e um especialista no assunto no país. Fez diversos cursos para sua especialização como o Sake Profissional Course, ministrado por John Gauntner, principal especialista estrangeiro na bebida. Consultor de diversos fabricantes japoneses de saquê no Brasil, ministra diversos treinamentos, cursos, palestras e degustações sobre o tema em instituições como Fundação Japão, ABB (Associação Brasileira de Bartenders), no evento “Japão à Brasileira”, organizado pela Prefeitura de São Paulo e para bares e restaurantes.