A arte e a sabedoria que vem de dentro - Paulo Laborne

“De dentro pra fora”, de Paulo Laborne, estampa a próxima edição do mural Templuz

Local: Belo Horizonte, MG

Data: 31/10/2014

O renomado fotógrafo mineiro, Paulo Laborne, é o convidado da próxima edição do Projeto Mural Templuz, que traz arte e cultura para um dos corredores mais movimentados de Belo Horizonte, a Av. Nossa Senhora do Carmo. Para estampar o mural, que estará exposto na Templuz a partir do dia 01 de novembro, Laborne escolheu a obra “De dentro pra fora”, da série “Perto de Mim”.

“De dentro pra fora” encanta os olhos do espectador pela simplicidade e emoção que transmite. “Busquei retratar o sentimento de doação das pessoas, e capturar esse olhar, que transmite a sabedoria e a bondade”, conta o artista. Além disso, faz alusão ao fato de já estar na rua, do lado de fora, exposta ao alcance de todos.

A foto foi registrada durante uma viagem de pesquisa do autor ao norte de Minas. “Nasci numa cidade pequena e simples, no centro-oeste mineiro. E, desde sempre, esse é meu universo de sentimentos. Algo da pureza é um imperativo, algo do vazio do ser é necessário para crescer”, conta.

Sobre o Mural da Templuz, o artista é enfático: “Sensacional”! E, parafraseando Fernando Brant, Laborne diz: “Todo artista tem de ir onde o povo está”. Segundo ele, a iniciativa é uma excelente forma de surpreender as pessoas que, muitas vezes, ficam entediadas no trânsito, com uma obra de arte gigante e repleta de significados.

Serviço:

• Data: de 01 de novembro a 29 de novembro de 2014

• Local: paredão da Templuz, na Av. Nossa Senhora do Carmo, 1150, região centro-sul de BH.

Paulo Laborne fala sobre a série “Perto de Mim”

“A série "Perto de Mim" parte do meu primeiro olhar, daquele sentimento desprovido de qualquer influência que possa guiar a estética, em função de ideias pré-concebidas”, afirma. Segundo Laborne, no mundo de hoje a imagem e a simplicidade ainda se fazem presentes e a fotografia é capaz de dar sentido a isso, se aceitarmos tal como ele é. “Os fotógrafos têm interpretado esse mundo de maneiras diferentes, no qual o desafio é transformá-lo”, finaliza.

Mineiro de Abaeté, Paulo Laborne é fotógrafo e cineasta, com premiações nas áreas de fotografia, cinema e vídeo. Estudou artes plásticas com Arlinda Correia Lima. Na Escola de Belas Artes da UFMG estudou desenho e cinema. Fez curso de fotografia avançada na UCMG. Trabalhou inicialmente com fotografia industrial e assistência para vários filmes documentários do governo de Minas Gerais.

Em 1978, dirigiu seu primeiro curta metragem "Lua em Aquário'', premiado pelo Modern American Institute. Depois seguem vários filmes: " O Ego Filho da Égua", "Zacarias", "Vernissage", entre outros. Passou a integrar à equipe técnica de filmes de longa-metragem de importantes cineastas brasileiros como Walter Lima Júnior, Gustavo Dahl, Fernando Cony Campos, Fernando Meirelles e Alberto Graça.

Foi diretor de fotografia de curtas metragens dos cineastas mineiros Helvécio Ratton, Ricardo Gomes Leite, Paulo Augusto Gomes, Jose Sete Barros e Aluízio Sales Júnior. Fez curso de cinema brasileiro na Fundação Clóvis Salgado e de roteiro, fotografia, câmera e cinema brasileiro na Embrafilme, além do curso de iluminação no departamento de cinema e fotografia de New York University.

Nos últimos nove anos, teve suas fotos incluídas entre as 50 melhores fotos do Brasil pela FCW. Realizou várias exposições individuais sobre diversos temas: Art Deco - Miami Beach, Automóveis Antigos, Teatro Mineiro, Mulheres, Drag Queen, e cerca de 50 exposições coletivas, além de participações em festivais de cinema e vídeo por todo o país, conquistando inúmeros prêmios.

Atuando em seu Stúdio Still Fotografia Cinema e Moon Film, nas áreas de publicidade e moda, Paulo Laborne vem se firmando como importante nome da fotografia e do cinema brasileiro.

Sobre o Mural Templuz

Criado em setembro de 2011, o projeto tem o objetivo de democratizar o acesso à arte de qualidade e colocar um pouco mais de cor na rotina corrida e cinzenta da capital mineira. Para quem está parado no trânsito de uma das avenidas mais movimentadas de BH, os mais de 30 trabalhos já expostos no mural, de seis metros de altura, têm sido um presente para os olhos.

Segundo o consultor em Design Estratégico da Templuz, Camilo Belchior, o objetivo do projeto é contribuir para a disseminação das expressões artísticas, dando visibilidade ao trabalho de designers, fotógrafos, artistas e profissionais das artes visuais bidimensionais. Plotado pela Hiper Graphic Digital, e montado por uma equipe de rapel, o mural pode ser visto no paredão da Templuz, na Av. Nossa Senhora do Carmo, 1150, região centro-sul de BH.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Jornalista responsável: Thaís Casagrande

PABX: 31.3227.4566 / 8309.4039