São Bernardo será base de treinos da ginástica para Olimpíadas 2016

Centro integrará a Rede Nacional de Treinamento de Ginástica e se constituirá como espaço qualificado para treinamento de atletas que integram as seleções brasileiras, dando importante contribuição na preparação da equipe nacional de ginástica artística masculina para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

Fico satisfeito de ter cumprido o desafio de criar condições para transformar São Bernardo em referência também no esporte. Esse equipamento é dos nossos atletas, da nossa cidade e do nosso País.

Local: São Bernardo do Campo / São Paulo

Data: 24/11/2014

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, inauguraram no sábado (15) a Arena Caixa - Centro de Ginástica Marcel Francisco dos Santos, localizado na região do Bairro Montanhão, nas dependências do antigo clube da Volks. Fruto de parceria entre o município, o governo federal e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), o Centro integrará a Rede Nacional de Treinamento de Ginástica e se constituirá como espaço qualificado para treinamento de atletas que integram as seleções brasileiras, dando importante contribuição na preparação da equipe nacional de ginástica artística masculina para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

O evento contou com apresentações dos atletas que compõem as equipes de Ginástica Artística e Rítmica da cidade, como Diego Hypólito, que recentemente ganhou o bicampeonato mundial. Também marcaram presença os medalhistas olímpicos Artur Zanetti, Daniele Hypólito (ambos ginastas), Hugo Hoyama (tênis de mesa) e Maurren Maggi (salto em distância).

O ministro Aldo Rebelo destacou que o governo federal está investindo R$ 1 bilhão na aquisição de equipamentos e compra de material para a preparação dos atletas. "Nós estamos antecipando o legado das Olimpíadas", disse. Rebelo também elogiou o prefeito Luiz Marinho, ressaltando que "sem sua determinação, São Bernardo não teria status no cenário nacional como uma cidade que se preocupa com o esporte, com o bem-estar e a promoção social para suas crianças e jovens."

A Prefeitura de São Bernardo investiu cerca de R$ 1,25 milhão na reforma e adaptação das quadras poliesportivas do antigo clube da Volks, incluindo reparos no telhado, troca do piso, reforma dos vestiários e construção de fossos para instalação dos aparelhos - cavalos, paralelas, barras fixas, pista de tumbling, tumbletrack, trampolins, jogos de colchões, argolas, traves, mesas de salto e tablado de solo -, comprados por meio de parceria entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Ginástica.

O prefeito Luiz Marinho disse que inaugurar mais esse equipamento esportivo e ter na cidade atletas consagrados como exemplo de vida para crianças e jovens é certeza de futuras conquistas. "Não somente para 2016, mas para o futuro da cidade e do País. Fico satisfeito de ter cumprido o desafio de criar condições para transformar São Bernardo em referência também no esporte. Esse equipamento é dos nossos atletas, da nossa cidade e do nosso País", concluiu.