Projeto Ser Âmica faz exposição na Casa das Caldeiras no próximo dia 30

Alunos fizeram a primeira participação no local no início de novembro e foram convidados a retornar ainda este mês

“Com a venda das peças, consegui comprar o tênis dos meus sonhos. O próximo objetivo será um celular”, comenta Carlos Vinícius, de 14 anos, aluno do projeto há 6 meses.

Local: São Paulo

Data: 26/11/2014

São Paulo, novembro de 2014 - Cerca de 50 alunos do Ser Âmica, projeto social criado para ajudar jovens carentes de São Paulo através da arteterapia, farão a 2ª exposição na Casa das Caldeiras no próximo dia 30 de novembro.

A primeira oportunidade de apresentar as peças, criadas pelos próprios jovens, ocorreu no dia 09 deste mês no mesmo local. A repercussão do trabalho foi muito boa e, a partir daí, surgiu o convite para o grupo voltar no dia 30.

A presença na Casa das Caldeiras aconteceu dentro do projeto “Todo Domingo Musical”, em que artistas de várias áreas são convidados a mostrar a sua arte. Na ocasião, os alunos do Ser Âmica estiveram presentes para expor mais de 100 obras de cerâmica, confeccionadas e cujos preços de venda foram estipulados pelos próprios jovens. Todo o valor arrecadado foi repassado integralmente aos estudantes.

“Foi uma oportunidade única para cada um deles mostrar o talento e, ao mesmo tempo, dividir o espaço com artistas de outras áreas e aprender a interagir com outras manifestações artísticas”, conta Elainy Motta, artista plástica, arteterapeuta e idealizadora do Projeto Ser Âmica.

Esta não foi a primeira vez que os alunos expuseram suas obras. Em 2013, os garotos – na faixa dos 12 aos 17 anos – já tinham expostos suas obras no Teatro Ruth Escobar e Espaço Cultural Mo Li Hua (Lapa) e, neste ano, no Restaurante Cachoeira Paulista, no Itaim Bibi. Desde o ano passado, o Ser Âmica mantém um bazar permanente para exposição e venda das cerâmicas na sede social do projeto, localizado em Arthur Alvim, zona leste de São Paulo.

O Projeto

O conteúdo desenvolvido no espaço tem como uma de suas bases a Arteterapia, uma forma de utilizar a cerâmica como recurso terapêutico. “A argila possui propriedades químicas como cálcio, ferro, potássio, magnésio e alumínio que penetram nos poros e, em alguns casos, conseguem auxiliar nas carências do organismo, absorvendo toxinas, neutralizando alguns ácidos do corpo, deixando-o livre e desobstruído para a receptividade de novas energias”, explica Elainy Mota.

Os alunos, entre 12 a 17 anos, recebem instruções de como manusear a argila, esmaltá-la, até chegarem à transformação do barro em lindas obras. Depois de prontas, as cerâmicas são comercializadas pelo valor que os jovens estipularam e o dinheiro é totalmente revertido ao autor da obra. O projeto tem a característica do empreendedorismo social e da profissionalização.

“Os jovens que mais se destacam são contratados como monitores do próprio Projeto Ser Âmica, uma forma de proporcionar ao aluno a chance do primeiro emprego. Com isso, incentivamos o futuro artista a desenvolver o talento demonstrado nas aulas e, ao mesmo tempo, encorajamos os demais a seguirem o mesmo exemplo. Por esse motivo, trabalho, criatividade, respeito ao próximo e, principalmente, compromisso com a escola são aspectos decisivos no processo de escolha do aluno”, conta.

“Com a venda das peças, consegui comprar o tênis dos meus sonhos. O próximo objetivo será um celular”, comenta Carlos Vinícius, de 14 anos, aluno do projeto há 6 meses.

Além do aspecto financeiro, o projeto também tem um papel social importante já que ajuda os jovens, em situação de vulnerabilidade social, a ficarem mais distantes do mundo das drogas e da criminalidade, realidade muito próxima do dia a dia deles. . O projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio da empresa PANCO.

Acompanhe o andamento do Ser Âmica através:

Blog: http://seramicarouanet2014.blogspot.com.br/

Fanpage: http://www.facebook.com/projetoseramica

Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=tOJtq0p1Hjk (vídeo institucional do projeto)

Endereços das Exposições:

- 30/11 – Casa das Caldeiras – Av. Francisco Matarazzo, 2000, Água Branca, São Paulo – (11) 3872-0454, das 14 às 22 horas.

- Espaço Cultural Mo Li Hua na Lapa - Rua Coriolano 529, Lapa - Fone: 3569-4020. Exposição Permanente. De segunda a sexta das 10h às 22h e, aos sábados, das 10 às 17 horas. Grátis

- Teatro Ruth Escobar – Rua dos Ingleses, 209 - Bela Vista, São Paulo, (11) 3251-4881. De quinta-feira a domingo, das 18h às 23h30.

- Restaurante Cachoeira Tropical – Rua João Cachoeira, 275, Itaim Bibi, (11) 3167-5211. De segunda a sexta, das 11 às 15 horas. Sábados, domingos e feriados, das 11h30 às 16 horas.

- Bazar Permanente do Projeto Ser Âmica: Rua Desembargador Rocha Portela, 953, Artur Alvim – Fone: (11) 9-81160-1060 ou (11) 9-8574-2905. Aos sábados, das 10 às 16 horas.

Mais informações:

Luciana Ferreira

Assessoria de Imprensa do Projeto Ser Âmica

Fone: (11) 9-9610-6498

[email protected]