Nutricionista lista e explica porque alguns alimentos previnem e até tratam doenças

Vitaminas essenciais presentes em alimentos como mozzarella de búfala, brócolis, peixes, frutas previnem e ajudam a tratar doenças - descubra onde encontrar cada nutriente e tenha uma vida mais saudável

"Vitamina K ajuda na cicatrização e está presente no leite, vegetais verdes e na mozzarella de búfala"

Data: 04/03/2015

Muitas doenças podem ser evitadas e até tratadas com uma mudança na alimentação. A Dra. Rita de Cássia Leite Novais, nutricionista da empresa Consultoria Alimentar, a pedido do Selo de Pureza 100% Búfalo, listou em quais alimentos encontramos as principais vitaminas e nutrientes que auxiliam na prevenção e até mesmo no tratamento de doenças. Confira:

Vitaminas do Complexo B: ajudam na manutenção de pele, colaboram no crescimento e deixam os cabelos mais saudáveis e brilhantes. As fontes são batata, banana, legumes e alguns tipos de carne (peixe e fígado). Vitamina C: aumenta a resistência do organismo contra gripes e resfriados, protege a gengiva e aumenta absorção do ferro. É encontrada na laranja, mexerica, acerola, goiaba, manga, maracujá, morango, tomate, brócolis, espinafre, limão.

Vitamina D: é essencial para a formação dos ossos e dentes, deixando-os mais resistentes. Sua ausência pode provocar raquitismo e amolecimento dos ossos (osteoporose, osteomalácea). É encontrada no peixe, gema de ovo, mozzarella de búfala e margarina. A vitamina D é sintetizada com a exposição ao sol por 10 a 15 minutos.

Vitamina K: ajuda na cicatrização e evita sangramentos. Suas fontes são os vegetais verdes folhosos (brócolis, repolho, couve, alface). Cálcio: importante na formação e manutenção dos ossos e dentes. É encontrado no leite, mozzarella de búfala e outros queijos, iogurte e vegetais verdes folhosos (brócolis, couve).

Fósforo: auxilia na memória e contribui para a formação dos ossos e dentes, sendo encontrado nas nozes, legumes, cereais e grãos. Ferro: importante para a formação das células vermelhas, prevenindo a anemia. Este mineral quando proveniente das carnes é mais bem absorvido do

que aquele proveniente dos vegetais. O ferro é encontrado nas carnes, peixe, frango, vísceras, feijão, frutas secas, cereais, lentilhas, folhas verdes escuras e beterraba.

Ômega 3: aumenta o colesterol bom (HDL) e diminue os triglicerídeos e o colesterol ruim (LDL). É encontrado em peixes de águas frias, frutos do mar, salmão e semente de linhaça.

Você sabia? Bananas podem melhorar o humor! Pesquisa realizada com pessoas que sofrem depressão apontou que muitos se sentiram melhor depois de comer banana. Isso por causa do triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, que é conhecida por

fazer você relaxar e melhora seu humor, fazendo com que fique mais alegre, Rita de Cássia Leite Novais, nutricionista da empresa Consultoria Alimentar.

Mozzarella de Búfala já vem com Vitamina A pronta para o organismo consumir! A Mozzarella de Búfala é banquinha, pois o leite da búfala não possui betacaroteno, um precursor da Vitamina A, que dá coloração amarelada ao queijo de vaca! O leite da búfala é branquinho porque possui a Vitamina A pura, ou seja, já disponível para o organismo absorvê-la mais rápido. Além disso o queijo apresenta melhores índices nutritivos de proteínas e minerais

quando comparado aos queijos de vaca. No entanto, fique atento ¬ há muitas falsificações no mercado, ou seja, queijos de búfala impuros, que levam leite de vaca. Procure pelo Selo de Pureza 100% Búfalo quando for comprar mozzarella e no caso de verduras e hortaliças, prefira as orgânicas ou lave bem todos os alimentos da feira antes de consumí-los.

Fonte - Consultoria Alimentar, Dra. Rita de Cássia Leite Novais. www.consultoriaalimentar.com.br e www.selodabufala.com.br

Website: http://www.consultoriaalimentar.com.br/