ABES-SP lança cartilha sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos voltada a crianças e professores e concurso de desenho e vídeo sobre o tema

Cartilha online no site da ABES explica sobre questões dos resíduos sólidos. Estudantes também podem participar do Diadesol, concurso de desenho e vídeo sobre o tema, com inscrições até 29 de setembro.

Local: São Paulo

Data: 26/06/2015

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP) acaba de lançar a Cartilha da Política Nacional de Resíduos Sólidos para Crianças. O lançamento ocorre juntamente com a abertura das inscrições para os concursos de Desenho e Vídeo da 10ª edição do DIADESOL, campanha de conscientização sobre os resíduos sólidos.

A 10ª Edição surge como um marco dentre as edições do DIADESOL em decorrência do lançamento da publicação, fruto de uma parceria com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de SP (SELUR), cujo objetivo é dar continuidade a um processo de conscientização da população (todas as idades) que a ABES-SP entende ser fundamental para a preservação do ambiental, isto é, estimular uma mudança de comportamento da sociedade em relação as suas formas de consumo, cujas consequências estão relacionadas à geração e destinação dos resíduos que produzimos.

A proposta da elaboração da Cartilha surgiu em função de uma motivação da Comissão Organizadora do DIADESOL, embasada na necessidade de contribuir com a promoção da Educação Ambiental, cujo alicerce está na educação das futuras gerações, ou seja, das nossas crianças. Para tornar isso possível, foi desenvolvida uma linguagem mais simples, que também possa ajudar os professores sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS – (Lei nº 12.305/10). O objetivo da Cartilha é levar à sala de aula os aspectos da PNRS de uma maneira mais didática e lúdica. “Nesse sentido, a Cartilha se torna uma ferramenta muito importante no auxílio do processo educacional”, ressalta a engenheira Roseane Garcia, coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP.

A cartilha está disponível no link: http://abes-sp.org.br/arquivos/Cartilha_PNRS_para_Criancas_ABES_SP_SELUR.pdf

Concurso DIADESOL

O Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania, também conhecido como DIADESOL das Américas (da expressão de origem espanhola Dia de los Desechos Sólidos) foi idealizado com objetivo de desenvolver atividades que despertem a consciência das populações sobre as questões relativas aos resíduos sólidos.

O concurso de desenhos está aberto para crianças na faixa etária de 7 a 12 anos, matriculadas em escolas públicas e privadas. No caso dos vídeos, para todos que queiram participar com uma produção audiovisual amadora.

As crianças podem enviar seus desenhos diretamente à ABES-SP ou através da escola, que enviará todos os desenhos dos alunos que quiserem participar, mas cada aluno deverá ter seu próprio desenho. O objetivo é que os professores incentivem os estudantes a refletir sobre o assunto. O desenho deve abordar o tema “Como você vê o lixo do seu bairro?”, e a comissão julgadora avaliará os trabalhos e elegerá os finalistas, conforme os critérios de criatividade, originalidade, temática e mensagem. O vídeo deve ser acerca da temática de “resíduos sólidos” e os tópicos avaliados serão: criatividade, originalidade, fotografia, trilha sonora, mensagem, roteiro, edição de imagem, efeitos visuais e relevância da informação.

Não é necessário se inscrever previamente. Os interessados devem enviar o desenho ou vídeo até dia 29 de setembro, pelo Correio, ou entregar pessoalmente para a sede da ABES-SP, na Rua Eugênio de Medeiros, 242, 6º andar, CEP: 05425-900 – Pinheiros – São Paulo/SP, com identificação no envelope: CONCURSO DESENHO INFANTIL - DIADESOL 2014 ou CONCURSO VÍDEO AMADOR - DIADESOL 2015 (os vídeos deverão ser entregues em formato padrão DVD-R ou vídeo-CD).

A primeira fase de votação será realizada entre os dias 30 e setembro e 02 de outubro, por uma comissão julgadora composta por profissionais de diversos segmentos, designados pela Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES-SP. Na segunda, os desenhos e vídeos selecionados irão para o site da ABES-SP, e estarão disponíveis para votação do público, no período de 14 a 28 de outubro.

O resultado será divulgado no dia 07 de novembro, durante o evento de encerramento da campanha. O regulamento completo dos concursos está disponível no link: http://www.abes-sp.org.br/diadesol