São Paulo sedia 5º Conclave pela Democracia

Evento gratuito ocorrerá amanhã, dia 28 de novembro, no Auditórios na Paulista.

Local: São Paulo, SP

Data: 27/11/2015

Depois de passar por Miami e Washington, nos Estados Unidos, Lisboa, em Portugal, e Oslo, na Noruega, chega a vez do Brasil receber, em São Paulo, a quinta edição da série Conclave pela Democracia. O evento é gratuito e ocorrerá amanhã, dia 28 de novembro, no Auditórios na Paulista.

Na ocasião, estarão reunidos participantes que possuem ou possuíram postos-chave em seus países, como Carlos Sanchez Berzain, diretor do Instituto Interamericano da Democracia - IID de Miami e ex-ministro da Bolívia; e Guillermo Salas, professor da Universidade Simon Bolívar, na Venezuela, e especialista no sistema eleitoral venezuelano.

Na programação, palestras e mesas-redondas sobre o atual estágio da democracia na América Latina e o que esperar para o futuro. Destacam-se entre as discussões "O papel dos movimentos populares democráticos no Brasil" com Carla Zambelli (Movimento Nas Ruas) e Luiz Philippe Orleans e Bragança (Movimento Acorda Brasil); e a palestra "A reestruturação do modelo político brasileiro" ministrada pelo Thomaz Korontai (Instituto Federalista).

Ao todo, serão 12 palestras, uma mesa-redonda e um painel. Esses dois últimos terão como tema "O DNA da fraude" - com os especialistas em fraudes em eleições eletrônicas Gilson de Paula Silva, Claudio Tonelli e Hugo Hoeschl - sobre a confiabilidade dos dados divulgados pelos tribunais eleitorais dos países, especialmente o Brasil.

Ao final, um rápido workshop onde se lançará o desafio de fazer uma análise das incongruências dos dados de apuração eleitoral emitidos pelo TSE em 2014.

O evento é uma realização conjunta do IID, que tem base nos Estados Unidos, e o Instituto i3G. O IID é um instituto de pesquisa e mobilização baseado em Miami/EUA, fundado por exilados políticos da Venezuela, Cuba e Bolívia. Dentre suas preocupações estão a defesa de valores como liberdade, democracia e a instituições, através da promoção de debates, estudos acadêmicos e eventos. O Conclave pela Democracia terá transmissão ao vivo através do link http://conclavepelademocracia.blogspot.com.br/.

Serviço:

Local: Auditórios na Paulista

Av. Paulista, 1776 - Bela Vista, São Paulo (próximo ao MASP)

Contato para inscrição: [email protected]

Horário: a partir das 15h30

Evento gratuito

Programação:

15:30h #Preparação para a abertura# - Exibição dos vídeos "El poder de la matemática" (Lei de Benford), "A Derrota da Democracia", "Eleição sob suspeita" e "A saga de Oslo" (campanha Nobel) - 30 min

16:00h #Opening session# - Sessão de abertura (bloco 1). Mestre de cerimônias Tania C. D. Bueno

-O ativismo e os novos rumos da sociedade brasileira: Beatriz Kicis de Sordi, Claudia Castro e Marcelo Reis (Revoltados On Line)

-O cenário interamericano de destruição da democracia: Venezuela, Cuba, Argentina, Bolívia, Brasil e a Smartmatic. Dalmo Accorsini, General Chair (EUA - por telepresença)

-Electoral Dictatorships. Adriana Vigilanza

-Irregularidades nos sistemas eleitorais eletrônicos. Guillermo Salas

-A reestruturação do modelo político brasileiro. Thomaz Korontai

-A mordaça nos meios de comunicação. Ênio Mainardi

-A grande mídia "alinhada". Ton Martins

-Resistência Popular. Prof. Olavo de Carvalho (EUA - por telepresença)

-Encerramento do primeiro bloco com a participação especial de Juca Chaves cantando "PT Saudações". "A lenda da comédia brasileira", entrevista com Danilo Gentile. Juca Chaves faz sátira política com os governantes desde JK.

#Break#

18:45h #Technical Session# - Sessão técnica (bloco 2)

-Ferramentas lógicas de identificação de fraudes. Hugo Cesar Hoeschl

-Risco de fraude nas urnas eletrônicas. Maria Aparecida Cortiz

-Painel: “O DNA da Fraude”. Gilson de Paula Silva, Claudio Tonelli, Hugo Hoeschl

-A Democracia na América Latina e o Foro de São Paulo. Dr Carlos Berzain, diretor do Instituto Interamericano pela democracia e ex-Ministro da Defesa da Bolivia (EUA - Telepresenca)

-Democracia e sistemas eleitorais. Hermes Rodrigues Nery

-Round Table & Closing ceremony. O papel dos movimentos populares democráticos no Brasil. Carla Zambelli (Nas Ruas), Otavio Fakhoury e Luiz Philippe Orleans e Bragança (Acorda Brasil) e Willian Bull (Avança Brasil Maçons BR).

21:00h #Encerramento do Conclave#

21:15h #Technical Workshop# - Sessão complementar de aprofundamento técnico sobre os dados do "DNA da fraude". Aqui no workshop o comitê técnico do Conclave ficará à disposição para discutir, debater e demonstrar os dados utilizados para a análise probabilística das eleições de 2014, aceitando de qualquer pessoa presente o desafio da prova de veracidade dos dados do TSE (anteriores à geração dos boletins de urna).

21:45h #Encerramento do Workshop#