Novas especialidades de coaching ganham o mercado

Com o objetivo de apoiar no autoconhecimento e no desempenho humano, profissionais de diversas formações têm adotado a metodologia do coaching para expandir atuação e ter mais autonomia na carreira.

Data: 24/03/2016

Com o mundo em acelerada transformação e a necessidade de desenvolvimento e inovação contínua, é crescente o número de profissionais que buscam se formar também como coaches. “Ao se tornar um coach , o profissional tem a oportunidade de melhorar a sua atuação, se expandir e apoiar outras pessoas a crescerem”, conta o diretor da Escola de Coaching da Organização Internacional Cóndor Blanco, Tiago Yalcon. A instituição já capacitou e certificou mais de 2500 coaches e mais de 7500 líderes coaches em todo o mundo.

De acordo com a Associação Internacional de Coaches Profissionais (AICP) existem aproximadamente 20 mil coaches no Brasil, chegando a 200 mil no mundo. Ainda segundo a instituição, o número de profissionais que buscam essa formação cresceu 300% de 2014 a 2015, sendo eles, em sua maioria, profissionais que já possuem alguma formação acadêmica.

Segundo Yalcon, esse profissional pode ser Coach Executivo ou um Líder Coach ao atuar na área empresarial, criando equipes de alto desempenho, ou um Life Coach, atuando na vida das pessoas. “Além destas duas áreas, que são as mais conhecidas, existem várias especialidades, como o coaching para mulheres, para jovens, para aposentados, de talentos e o coaching de prosperidade, por exemplo. Existem também os profissionais liberais que fazem junção de sua área profissional com o coaching. Temos como exemplos o coach nutricional (nutricionistas), o coach para gestantes (médicos), o coach esportivo (personal trainer), coach de relacionamentos (psicólogos), dentre tantas outras possibilidades que ainda podem ser criadas”, conta.

Graduado em educação física e com vinte anos de experiência na área, Thiago Yarukim Ássimos encontrou no coaching o propósito para a sua vida pessoal e profissional que tanto buscava. “Em 2012, uma cliente, que era master coach, me procurou para falar um pouco do seu trabalho. Depois dessa entrevista, senti que esse era o caminho para aperfeiçoar minha atuação no mercado fitness e acabei iniciando um processo de coaching pessoal. Em 2012 ela me convidou para fazer a Formação Coaching Express e não tive dúvidas que esse seria um caminho muito interessante também na minha profissão”, comenta.

Atualmente, ele atua nas especialidades de Coaching Esportivo, Life Coaching e Coaching Empresarial. “Com base em minha formação acadêmica, desenvolvi uma metodologia de atuação que mescla a ação do Personal Trainer e do Coach Esportivo. Assim apoio meus clientes nas áreas corporal e mental. Vai muito além do estético e os benefícios tem alcance na vida pessoal e profissional, o que contribui na qualidade de vida da pessoa como um todo”, detalha.

A bacharel em música e arquitetura, Shilar Ingrid Menta, também encontrou no coaching a oportunidade de potencializar as ferramentas e conhecimentos que possuía para transformar a vida das pessoas. “Antes de conhecer essa forma de trabalho, atuei por dez anos com 500 crianças carentes em um projeto que tinha como objetivo erradicar o trabalho infantil através de um coral. Era muito desafiador. Nesse período iniciei a minha formação nessa área e consegui fazer esse elo com a música", lembra.

"O trabalho com o coaching musical me trouxe esperança, pois através dele e do que chamamos de "perguntas poderosas", conseguimos despertar a criatividade dessas crianças, que muitas vezes, expressam na música aquilo que não conseguiam expressar em palavras. Isso abre um leque enorme de possibilidade a esses jovens”, diz.

Nesse trabalho consigo apoiar as pessoas a descobrirem seus talentos e criatividade. “Primeiro fazemos um histórico sonoro do indivíduo e ativamos sua memória musical. Relembramos as músicas que seus pais cantavam, ruídos que estão guardados na lembrança, por exemplo, e as cantarolamos. Às vezes percebemos que a pessoa está fora do ritmo e realizamos uma pulsação rítmica, para que, silenciosamente, esse alinhamento seja feito naturalmente. Quando o ritmo não é bem trabalhado, a pessoa percebe o mundo de forma distorcida e ao fazer esse histórico, resgatamos as memórias esquecidas no passado e muitas vezes rompemos paradigmas, já que muitos acreditam que não têm vocação para música. Esse trabalho revela talentos e desperta os sonhos”, explica.

Shilar também ampliou suas ferramentas baseadas nas suas técnicas de arquitetura e utiliza o coaching de ambiente para ajudar no desenvolvimento pessoal de seus clientes. “Com essa abordagem também realizamos uma volta ao passado e vasculhamos a história arquitetônica e elementos importantes da infância do indivíduo. Algumas pessoas estão sempre reformando suas casas, comprando móveis novos, sem saber o que realmente precisam. Esse trabalho permite, não só tornar o lar um ambiente mais agradável, mas também a ajudar o cliente a descobrir suas verdadeiras prioridades.

Já a psicóloga, Rosângela Kaimaya, encontrou no coaching a chance de ter uma nova perspectiva sobre o mundo, as pessoas e de se conhecer melhor. “Sempre coloquei o meu trabalho em primeiro lugar e acabei sofrendo muito com isso. Vivia cansada, minha saúde estava comprometida, meus relacionamentos com amigos e família estavam em decadência e deixei de lado muitas coisas que gostava de fazer. Eu sabia que tinha um problema, mas não conseguia identificá-lo. Com o coaching aprendi que todos nós precisamos valorizar e equilibrar as quatro áreas da vida que são: prosperidade, felicidade, cultura e liberdade, mas eu estava tão focada no trabalho que voltei todas as minhas energias para o campo da prosperidade. Através do coaching comecei a integrar essas áreas e a criar esse equilíbrio. Passei a conviver mais com família e amigos, voltei a dançar e a ouvir mais música. Essa integração foi perfeita e fez uma grande diferença na minha vida. Todo esse conhecimento eu repasso aos meus clientes”, conta.

Durante 20 anos, ela trabalhou como terapeuta e hoje se dedica ao coaching para jovens entre 13 e 21 anos. “O meu trabalho é voltado para aquele jovem insatisfeito em alguma área da sua vida. Muitos pais me procuram, pois seus filhos estão precisando de ajuda para alcançar determinados objetivos, como passar no vestibular para o curso que ama, por exemplo. Eu realizo uma entrevista com o jovem e com os pais para definir qual o real propósito das minhas consultas. Definimos, por exemplo, como deve ser um bom local de estudo, trabalhamos competências, lidamos com o emocional e identificamos os sabotadores, ou seja, o que está impedindo a realização plena do potencial daquela pessoa. Esse é um trabalho muito importante, pois esse é um momento de muitas dúvidas e medos na vida do adolescente. Focamos sempre no positivo para que ele não seja um adulto frustrado”, diz.

Segundo Yalcon, qualquer profissional pode se tornar um coach , desde que tenha passado pela formação que dura em média de 4 a 8 dias em uma escola de capacitação. Além disso, ele avalia que existem habilidades essenciais para ser um bom profissional, como a empatia, o respeito ao próximo, a escuta, a confiança, saber fazer perguntas poderosas, ser honesto e compromissado, ter foco no futuro e na ação. “Estas habilidades são muito importantes, pois o coach é responsável por apoiar seus coachees a descobrirem seus sonhos, paixão, missão, valores e talentos. A partir daí, ele os auxilia no desenvolvimento de competências e atitudes para realizar esses sonhos e objetivos. É um profissional presente para dar motivação e feedbacks de melhoria de desempenho”, detalha.

Segundo Yalcon, a remuneração deste profissional varia muito dependendo da sua experiência e especialidade. “O processo de Coaching dura em média 10 sessões. O valor das 10 sessões vai de R$ 2.500 a vinte e cinco mil reais”, revela.

Livro: Coaching Express – As origens de um Novo Estilo

Escrito pelo filósofo e mentor, Suryavan Solar, o livro é um manual completo de coaching para estudantes e profissionais. A obra retrata as histórias sobre o surgimento desse estilo de trabalho, as habilidades e competências necessárias e o passo-a-passo da metodologia Cóndor Blanco, refinada ao longo de mais três décadas de pesquisas e aperfeiçoamentos. É pautada no apoio de um trabalho comprovadamente rápido, eficiente e integral.

O livro reúne pesquisas, apresenta as tendências do coaching mundial, do mundo da liderança e do desenvolvimento pessoal e inspira ao conectar essas referências modernas a conhecimentos milenares como o budismo, o zen e a maiêutica socrática.

Sobre o autor:

Suryavan Solar tem mais de 50 livros publicados. Nos anos 80 fundou a Organização Internacional Cóndor Blanco, instituição de vanguarda em desenvolvimento humano, com a visão e missão de formar seres integrais, a partir de técnicas ancestrais e modernas. Em meados da década de 90 estabeleceu a sede da organização em uma reserva florestal em Pucon/Chile, onde são ministradas formações de Liderança, FreeMind, Coaching, Bodhisattva, Meditação, entre outras.

Sobre a editora:

A Gran Sol atua desde a década de 90 e possui 42 livros publicados, sendo em sua maioria obras que levam ensinamentos ancestrais para o mundo atual, apoiando com conhecimentos voltados à integralidade e ao equilíbrio entre todas as áreas da vida (física, emocional, mental e espiritual).

Website: http://livrariagransol.com.br/