5 estratégias de marketing para divulgar a sua empresa

Saiba quais as melhores maneiras offline de divulgar seu negócio

As peças gráficas, hoje em dia, conferem uma imagem mais pessoal e são formas de tratar os clientes com mais cuidado e atenção - Camila T. Eskenazi

Local: São Paulo - SP

Data: 19/06/2017

Todo negócio, independentemente de seu porte e atuação, precisa de boas formas de publicidade e divulgação. É claro que tudo isso vai depender muito dos objetivos e do público-alvo, mas existem algumas estratégias de marketing que são fundamentais para todos os tipos de segmentos e são infalíveis na hora de transmitir sua mensagem.

O que tem acontecido ultimamente, no entanto, é que muitas empresas têm priorizado excessivamente as mídias online em detrimento às físicas. Contudo, ambas têm a sua importância. É pertinente considerar que elas não se substituem nem possuem a mesma função – são formas complementares e fundamentais de marketing para qualquer negócio.

“As peças gráficas, hoje em dia, conferem uma imagem mais pessoal e são formas de tratar os clientes com mais cuidado e atenção. Por isso, cada vez mais empresas estão investindo nesse tipo de estratégia de marketing para atrair e fidelizar seus clientes”, explica Camila T. Eskenazi Hakim, sócia da Gráfica Eskenazi . A empresa é pioneira em oferecer mídias modernas e adequadas aos interesses do mercado consumidor.

A Gráfica Eskenazi também se destaca pela forma como oferece seus serviços. Todos os processos são feitos de forma completamente online, sem que seja preciso ir até o local para fazer o pagamento ou recolher o material pronto. “Além de prático para o cliente, o serviço digital também tem custos menores de produção, o que nos permite oferecer bons preços aos clientes. Dessa maneira, todos desfrutam de um bom custo-benefício e podem reverter essa economia em mais produtos e ações”, reitera Hakim.

Pensando nisso, separamos cinco materiais excelentes para começar ou aprimorar suas estratégias de marketing e ampliar seus negócios de forma efetiva e abrangente. Confira!

1. Use e abuse de materiais gráficos

Folders , cartões de visitas e pôsters são fundamentais para qualquer tipo de negócio.

O folder não é uma das mais conhecidas peças gráficas à toa. Apesar de sua aparente simplicidade, um folder é uma maneira bastante eficiente de transmitir informações para seus clientes. Ele serve para deixar uma lembrança física de seu negócio para clientes e futuros clientes. Capriche na arte e coloque informações relevantes em um texto conciso e claro. Também pode ser interessante colocar promoções e vantagens exclusivas para quem apresentar o folder, garantindo que as pessoas não irão descartar o material com facilidade.

Já o cartão de visita é uma maneira atenciosa de deixar seus contatos com alguém. Mesmo para estabelecimentos de varejo, como estratégia de marketing o cartão ainda funciona, já que oferece uma impressão de contato pessoal e de preocupação para com cada pessoa. Se quiser inovar, use um QR Code com a codificação de seus contatos; dessa forma, a pessoa pode submetê-lo ao leitor do celular e já ter tudo inserido em sua agenda. Moderno e prático, não é mesmo?

Por fim, experimente utilizar pôsteres em eventos. Essa é uma forma estática de publicidade, mas atrai a atenção das pessoas e, inevitavelmente, divulga a sua marca. Se tiver espaços disponíveis nos arredores de seu empreendimento ou em possíveis locais de interesse se seu público, não hesite em criar uma boa arte e uma boa mensagem para atrair as pessoas que passarem por ali.

2. Faça ações para fidelizar clientes

Experimente realizar ações de fidelização de clientes, como a implementação de cartões fidelidade . Você pode oferecê-lo de duas formas: materiais que se acumulam (por exemplo: junte cinco cupons e ganhe tal produto grátis) ou um cartão semelhante ao de visitas no qual são anotadas as suas compras e, quando o cartão estiver completo, o cliente recebe um brinde ou outro produto. Essa é uma excelente maneira de juntar dois itens em um só e ainda estimular seus clientes a voltar ao seu negócio.

Eles podem ser impressos em pequenas, médias e grandes demandas pela Gráfica Eskenazi.

3. Crie sua demanda com revistas customizadas

Que tal inovar em suas estratégias de marketing? O tabloide é uma ótima forma de fazer isso. Você pode criar conteúdos relacionados ao seu trabalho, explicando cada produto ou serviço, ou mesclá-los com temas de interesse de seu público-alvo, como uma revista customizada . Esse equilíbrio é perfeito para atrair consumidores de forma mais sutil e eliminar o caráter unicamente publicitário.

4. Não abandone as redes sociais

Elas continuam sendo importantes para o crescimento de seu negócio e captação de público segmentado. Invista em anúncios e em conteúdos especializados. Você pode fazer o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) por meio das redes sociais. Só não se esqueça de ser gentil sempre e de responder a todas as requisições, ok?

5. Invista em SEO

SEO é a estratégia que fará você aparecer organicamente no Google, nas primeiras posições, quando o usuário pesquisar algumas palavras-chave. Para isso, é necessário trabalhar bastante com marketing de conteúdo – conte sempre com agências especializadas, pois o trabalho mal feito pode ser prejudicial e ter efeito contrário.

Saiba mais

A Gráfica Eskenazi trabalha com impressão offset de pequenas, médias e grandes tiragens. Há 50 anos no segmento, efetua entregas gratuitas para todo o Brasil, incluindo assessoria para todo o processo de compra por meio do telefone 0800-772-1818. Acesse a loja online e saiba mais: www.LojaGraficaEskenazi.com.br.