Check-up odontológico contribui com o bem-estar e evita tratamentos agressivos

Sistema garante detecção precisa de doenças logo nos estágios iniciais

O check-up bucal é indicado para pessoas de qualquer idade. As crianças são mais beneficiadas.

Local: Campinas, SP

Data: 07/12/2017

Quando o assunto é saúde, a prevenção é sempre o melhor remédio. Realizar uma bateria de exames periodicamente é cada vez mais indicado para detectar problemas em estágio inicial. Com a saúde bucal não é diferente, uma simples forma de precaução é fazer o check-up odontológico preventivo, que identifica o mais cedo possível inúmeros problemas que possam existir, de forma a iniciar o tratamento também precocemente.

Com o avanço da tecnologia, o check-up digital é realizado através da captação de imagens por uma câmera intraoral de alta definição, que amplia em até 60 vezes a visualização de qualquer problema, por menor que seja.

A dentista da Hope Odontologia de Campinas, Rose Helena Burgon explica que por meio dessa consulta o profissional analisa minunciosamente cada imagem dos dentes, com o intuito de encontrar sinais do início de uma doença. “Além dos dentes, é possível analisar lábios, gengivas ou outras imperfeições, como por exemplo, tártaros, inflamações gengivais, defeitos ou infiltrações em restaurações antigas e até mesmo lesões de tecidos moles em língua e bochecha, como o câncer bucal.”, explica.

Em seguida, é emitido um laudo que aponta todos os problemas encontrados e, a partir do qual, se define um plano de tratamento. Com essa técnica inovadora, o dentista tem a possibilidade de fazer uma microintervenção sem causar dor nem estresse ao paciente. Uma das vantagens em realizar o check-up é evitar o sofrimento decorrente de tratamentos odontológicos demorados e invasivos, além do custo menor.

De acordo com a especialista, as avaliações podem ser anuais ou semestrais, dependendo do caso. “Para os pacientes que possuem inúmeras restaurações, histórico de lesões de cáries ou doenças da gengiva e são considerados de riscos, indicamos a revisão semestral. Já para aqueles que praticamente não possuem restaurações e têm gengivas saudáveis, além de não fumarem, as revisões podem ser mais espaçadas, uma vez por ano.”, esclarece Burgon.

O check-up bucal é indicado para pessoas de qualquer idade. As crianças são mais beneficiadas. Ao realizarem o exame logo na dentição decídua e mantendo os retornos periódicos anuais, dificilmente terão que passar pelos procedimentos como restaurações, próteses, implantes entre outros. A prevenção bem executada fará com que a dor, o uso de próteses, implantes e cirurgias sejam reduzidos significativamente.

Portanto, o check-up digital preventivo visa garantir a saúde bucal utilizando a mais moderna tecnologia para identificação de doenças bucais ainda em fase inicial, evitando assim problemas mais complexos, dolorosos e onerosos para o paciente.

Sobre a Hope Odontologia:

Com uma visão multidisciplinar a equipe de profissionais da Hope Odontologia garante a satisfação de seus clientes com o mais alto padrão nos tratamentos. Assim, por meio de uma busca constante pelo aprimoramento profissional e tecnológico, a Hope torna-se um consultório de referência em implantodontia. Arrojada, com modernos equipamentos, somados a um projeto arquitetônico inovador, oferece o bem-estar aos seus pacientes, prestadores de serviço, funcionários e fornecedores.