Como definir a tecnologia e o conteúdo ideal para um curso EAD

A busca por soluções em tecnologia educacional é cada vez maior nas instituições de ensino. Empresas criativas e com soluções integradas se destacam no setor

Local: São Paulo, SP

Data: 13/03/2018

Instituições de ensino e empresas de diversos setores têm buscado cada vez mais soluções em tecnologia educacional. Seja essa tecnologia aplicada à educação corporativa ou formação acadêmica.

Apesar da longa busca por fornecedores de tecnologia educacional de ponta, muitas destas empresas que procuram a solução para tecnologia EAD (Ensino a Distância) acabam encontrando sempre o mesmo tipo de oferta, que promove pouco engajamento e sem condições de trazer relatórios com métricas de navegação dos usuários.

De acordo com os dados do último Censo EAD Brasil, em 2016 o número de matrículas em cursos de ensino a distância, no nível de iniciação profissional corporativo, chegou a 709.853 e mais 643.409 de cursos livres não corporativos.

Ainda de acordo com o Censo EAD Brasil, dentre os cursos mais ofertados, por área de conhecimento, estão os cursos de ciências humanas, ciências sociais aplicadas e ciências exatas. Com isso empresas de diversos segmentos têm procurado cada vez mais por soluções completas e integradas em EAD.

Com visão inovadora e estratégica para transformar a tecnologia educacional, algumas empresas do setor estão se destacando, como a pioneira em oferta de experiências para consumo de conteúdo em telas digitais, Digital Pages , e a consultoria para produção editorial digital, do mesmo grupo econômico, DP Content . Ambas vêm mudando o perfil deste mercado, apostando forte em uma linguagem mais criativa e ferramentas de engajamento que tornam a experiência do usuário mais rica e eficiente.

"Entendemos que para uma entrega perfeita, precisamos de conteúdo rico atrelado a uma plataforma de LMS (Learning Management System) customizada às necessidades do cliente e do aluno. Devemos atender às propostas pedagógicas com o que há de melhor em tecnologia educacional, por isso a solução integrada potencializa os resultados de maneira tão determinante", afirma o consultor de soluções em tecnologia digital e educacional, J.G. BRENE.

Algumas das dicas para definir uma boa estratégia de contratação para uma solução em tecnologia educacional para o meio corporativo ou para instituições de ensino são:

1. Selecionar uma empresa que ofereça uma solução completa com um LMS capaz de trazer gestão de aprendizagem e conteúdo customizado.

2. Antes da contratação de uma solução, certifique-se de que a empresa tenha experiência e maturidade no mercado.

3. Dê preferência a empresas com plataformas proprietárias, com capacidade de gerar relatórios de dados analíticos.

4. Antes de contratar a empresa, peça por uma prova de conceito ou um teste de plataforma e conteúdo.

5. Antes da contratação procure levantar questões para entender o quanto a plataforma e o conteúdo podem ser customizados ao seu padrão de negócio.

Em resumo, é importante que a solução de LMS e conteúdo atendam e se adaptem às necessidades e objetivos de sua iniciativa. Soluções inflexíveis frustram clientes e alunos. A educação a distância (EAD) é uma modalidade de ensino que quebra as barreiras de tempo e espaço, afinal, o futuro do EAD é agora.

AM3 Comunicação

Website: http://www.dpcontent.com.br/