Conheça as empresas que se uniram para oferecer solução a resíduos de difícil reciclabilidade no Brasil

Consumidores de todo o país têm a oportunidade de participar gratuitamente de programas de coleta e reciclagem que assumem um compromisso com o desenvolvimento social ao proporcionar doações à instituições de caridade

Local: São Paulo

Data: 06/02/2018

Ainda nos dias de hoje, a indústria da reciclagem enfrenta o antigo desafio de se aproveitar muito pouco dos materiais descartados que poderiam ser transformados em diversos produtos. De acordo com o IPEA, o Brasil perde mais de R$ 9 bilhões por ano ao não reciclar o lixo gerado, sendo que apenas 3% recebe a destinação ambientalmente adequada. Os dados são realmente assustadores, mas já existem diversas iniciativas que trabalham com foco na redução destes impactos ambientais, a parceria estabelecida entre as empresas RCR Ambiental e TerraCycle é uma delas. Juntas fornecem soluções para o gerenciamento de resíduos considerados de difícil reciclabilidade e o seu amplo portfólio vai desde solução absolutamente inovadoras como cápsulas de café até embalagens de cosméticos pós-consumo, tornando-os nacionalmente recicláveis por meio de uma moderna plataforma de logística reversa disponível a todos os consumidores do país.

Pioneira e diferenciada no setor da sustentabilidade no Brasil, a RCR Ambiental é uma empresa líder em logística reversa de produtos inservíveis pré-consumo e pós-industriais. Há mais de 18 anos no mercado extraindo valor do lixo, a empresa atende todo o Brasil e possui operações em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Através do uso de tecnologia de ponta e de modernos sistemas de segurança, a RCR entrega valor genuíno a seus clientes em retornos tributários, preservação da marca e na valorização dos recicláveis.

Já a TerraCycle é líder mundial na coleta e reciclagem de resíduos que invariavelmente iriam parar em lixões ou aterros. A organização conta com uma plataforma inovadora que engaja os consumidores no processo de coleta dos resíduos através de Programas Nacionais de Reciclagem e, em parceria com indústrias de produtos e bens de consumo, doa R$ 0,02 por cada unidade coletada a organizações sem fins lucrativos ou escolas públicas à escolha do próprio participante. No Brasil, a TerraCycle mobiliza cerca de 1,5 milhões de consumidores que, juntos, já garantiram que mais de 36 milhões de unidades de resíduos não tivessem como destino lixões e aterros sanitários. Este esforço em rede permitiu que aproximadamente 600 mil reais fossem doados a instituições de caridade. Ou seja, o meio ambiente é poupado e os cidadãos têm a oportunidade de atuar como verdadeiros protagonistas da transformação socioambiental.

Com essa parceria, empresas de segmentos variados têm à disposição um serviço de gestão sustentável para seus produtos antes mesmo de saírem das fábricas, e consumidores têm uma opção ambientalmente correta de descarte para seus resíduos pós-consumo. Juntas, as duas organizações assumem um forte compromisso com o meio ambiente. O lixo, que antes era incinerado ou aterrado, agora pode ser reciclado para ganhar uma segunda vida, sendo transformado em novos produtos.



Website: http://www.terracycle.com.br

Website: http://www.terracycle.com.br