Descubra o que são custos fixos, variáveis, diretos e indiretos

Aprenda com um especialista a diferença entre custos fixos, variáveis, diretos e indiretos

Local: Rio De Janeiro

Data: 14/02/2018

Nas empresas e na sala de aula, vemos uma grande confusão de conceitos e muitas pessoas têm dificuldade em entender o que são custos fixos, variáveis, diretos e indiretos. Você sabe fazer esta distinção? A partir da visão e experiência do mestre em Engenharia de Produção Pedro Parreiras, é definido da seguinte forma:

Custos fixos x variáveis

A classificação de um item de custo como fixo ou variável depende do horizonte de visão. Como diria Keynes, no longo prazo estaremos todos mortos e como diria meu professor de custos na faculdade, no longo prazo todos os custos são variáveis.

Por exemplo, no curtíssimo prazo, um avião com 50% de ocupação e pronto para decolar tem todos os seus custos fixos e comprometidos, independentemente do aumento de última hora no número de passageiros. Já no médio prazo, podemos contratar ou demitir funcionários, ativar ou desativar turnos de trabalho, comprar ou vender máquinas etc. Dando sequência, no longo prazo, podemos construir ou desativar uma planta de produção, terceirizar toda a produção etc. Por isso, no longo prazo, todos os custos são variáveis.

Custos diretos x indiretos

Já a classificação dos itens de custo como diretos ou indiretos tem mais a ver com o grau de facilidade ou dificuldade de sua apuração. Quanto mais fácil atribuir um item de custo a um produto, mais direto ele é.

Por isso, matérias primas são consideradas como itens de custo direto, a mão de obra alocada na produção, que coloca a mão na massa também é considerada como um item de custo direto. Outros itens, como energia elétrica, depreciação de máquinas, mão de obra de supervisão e gerência, tem sua alocação aos produtos mais difícil, demandando critérios de rateio ou direcionadores de custos que muitas vezes são arbitrários ou muito difíceis de medir e por isso são considerados itens de custo indireto.

Se um item de custo tem sua apuração muito difícil e o custo da apuração for maior do que o benefício gerado pela informação, em geral não recomendo o esforço de medição. Vale a máxima: a relevância é mais importante do que a precisão. É muito comum na área de custos aplicarmos a regra de Pareto, de 80 / 20, ou dos poucos relevantes e dos muitos irrelevantes. Em muitos casos, mais de 90% dos custos estão em menos de 10% dos itens de custo.

Veja este vídeo para complementar seu aprendizado: https://www.youtube.com/watch?time_continue=84&v=NpIyGe9FLIA

Veja mais em: http://www.nomus.com.br/blog-industrial/2015/03/voce-sabe-o-que-sao-custos-fixos-variaveis-diretos-e-indiretos/



Website: http://www.nomus.com.br/blog-industrial/2015/03/voce-sabe-o-que-sao-custos-fixos-variaveis-diretos-e-indiretos/

Website: http://www.nomus.com.br/blog-industrial/2015/03/voce-sabe-o-que-sao-custos-fixos-variaveis-diretos-e-indiretos/