Investimento em franquia tem rentabilidade até 50x maior do que em imóvel

Enquanto valores de aluguel vêm caindo, franquia é investimento vantajoso para quem tem possibilidade de se dedicar ao negócio

Local: São Paulo (SP)

Data: 17/07/2017

Quem procura uma opção segura para investir muitas vezes pensa logo em imóveis. Porém, investir em franquias pode oferecer uma rentabilidade muito maior. Uma unidade da rede de ensino profissionalizante CEBRAC, por exemplo, oferece rentabilidade líquida média de 20% ao mês para o franqueado. Em comparação, segundo o índice FipeZAP, a rentabilidade média do aluguel comercial está em 0,44% ao mês e a do residencial em 0,36% mensalmente.

Isso significa que o potencial de rentabilidade de uma franquia com investimento total de R$ 500 mil é até 50x maior do que a rentabilidade de um imóvel de mesmo valor. “Investir em uma franquia requer dedicação e empenho, mas, em contrapartida, proporciona uma rentabilidade muito superior”, afirma Wilson Giustino, fundador do CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos).

Em um momento em que os valores dos aluguéis, residenciais ou comerciais, estão caindo (-1,65% no residencial; -5,82% no comercial, sem considerar a inflação do período), essa pode ser uma grande oportunidade para quem tem capital disponível para investir em uma franquia, diversificando portfólio e garantindo bons ativos em carteira. Além disso, o segmento de educação é anticíclico – ele costuma ter um desempenho ainda melhor nos momentos de crise, pois os profissionais buscam por mais qualificação para se destacarem no mercado de trabalho.

O CEBRAC conta com uma trajetória de 22 anos na área da educação profissionalizante. Além de ensinar conteúdo técnico, a rede foca no desenvolvimento pessoal de seus alunos, abordando em todos os cursos temas ligados a sustentabilidade, responsabilidade social e empreendedorismo.

A rede de ensino nasceu em 1995, quando Giustino identificou inúmeras oportunidades de associar a informática a profissões que demandariam o uso de computadores. Por isso, transformou sua rede de informática no CEBRAC, passando a focar em cursos profissionalizantes. Na época, a escola foi a primeira a oferecer curso livre de contabilidade e de secretariado informatizado. Em 2004, foi feita a formatação para a marca se tornar uma franquia e em 2006, se afiliou a Associação Brasileira de Franchising (ABF). A partir daí, a marca não parou de crescer.

Atualmente, o CEBRAC ultrapassou a marca de 150 unidades e 2 milhões de alunos formados em todo o Brasil. São oferecidos cursos de Assistente Administrativo, Empreendedor Completo, Atendente de Farmácia, Geração Web, Informática, Inglês, Mecânica Industrial, Logística e Melhor Idade Online.

O CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil no segmento: em 2017 foi octacampeã 5 Estrelas do prêmio Melhor Franquia do Brasil pela revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” e também conquistou o Selo de Excelência da Associação Brasileira Franchising (ABF) pela 10ª vez consecutiva. Pelas práticas sustentáveis que desenvolve já foi premiado três vezes com o troféu Destaque Sustentabilidade da ABF, e pelo foco no empreendedorismo recebeu em 2015 e 2016 o Prêmio Ozires Silva.