Loja do futuro, a Amazon Go foi inaugurada nos Estados Unidos

Os clientes podem simplesmente tirar as mercadorias das prateleiras e ir embora, com o próprio sistema identificando os itens e fazendo o pagamento via cartão de crédito

Outros pontos também pesam para uma experiência desta funcionar no país, como a segurança pública - Jaime Peters Junior, sócio da Bz Tech

Local: Curitiba, PR

Data: 13/03/2018

Em janeiro, foi inaugurada a Amazon Go, o que muitos especialistas e consumidores estão chamando de loja do futuro. Não sabe o porquê? Basicamente, a loja não conta com uma força de trabalho humana, basta ter acesso a um aplicativo no celular, que vai monitorando os itens retirados da prateleira de forma automática, sem a necessidade de passar no caixa, cobrando a conta direto pelo cartão de crédito. Em outras palavras, sem filas e esperas, mais conforto e conveniência.

Localizada na Sétima Avenida, em Seattle, no Noroeste dos Estados Unidos, a loja foi inaugurada em 21 de janeiro e está vendendo refeições para café da manhã, almoço e jantar, assim como uma pequena seleção de cervejas e vinhos e alguns kits exclusivos da Amazon. O único funcionário da loja é o responsável por checar se o consumidor tem mais de 18 anos para comprar bebidas alcoólicas.

"A ideia da loja e seu funcionamento estão muito além daquilo que esperamos no Brasil, tanto pelos aspectos tecnológicos quanto pelos culturais. Outros pontos também pesam para uma experiência desta funcionar no país, como a segurança pública", opina Jaime Peters Junior, um dos sócios da Bz Tech. "No entanto, isso é uma tendência de futuro e recomendamos aos varejistas iniciarem pelos protocolos mais simples da automação comercial para que estejam alinhados às novas demandas do mercado", ressalta.

A ideia

O conceito do projeto nasceu de uma simples questão: O que pode ser feito para melhorar as lojas de conveniência?

A resposta mais comum foi: "não gostamos de esperar na fila". A partir disso, começou a se discutir o planejamento para construir a loja, o tipo de tecnologia que seria necessária. Toda a estrutura é recheada de câmeras e, para ter acesso à conveniência, o consumidor precisa fazer download de um aplicativo específico, passando-o pela catraca - como o ingresso de um estádio de futebol ou show - para poder chegar às mercadorias.

Ao rodar pelo espaço e encontrar os itens, basta encher a cesta ou as sacolas com os produtos, sem a necessidade de uso de códigos de barra. Ao sair da loja, sem passar por nenhum sistema, ele terá, em seu smartphone, a lista de itens adquiridos e o recibo do valor pago. Ou seja, é muito mais do que o self- checkout.

No blog, já mostramos a experiência de uma varejista da Coréia do Sul, que resolveu apostar em um sistema mais simples, no qual era possível escanear produtos dentro do metrô, mas a entrega era feita via delivery. Entenda mais neste artigo.

Testes

Em vídeos, é possível ver uma série de clientes em sua primeira experiência de compra neste formato. A maior parte deles teve suas compras monitoradas da forma adequada, indicando o período de tempo em que permaneceu na loja e enviando o recibo imediatamente após a saída.

A rede CNBC, porém, informou que "acidentalmente roubou" um iogurte, que não foi identificado pelo sistema. A equipe de reportagem "confessou" à vice-presidente da Amazon Go, Gianna Puerini, o crime. "Primeiro e mais importante, aproveite o iogurte por nossa conta", respondeu Gianna. "Isso acontece tão raramente que nós nem mesmo nos preocupamos em desenvolver uma ferramenta para que os consumidores nos avisassem nestes casos", acrescentou.

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Website: http://www.bztech.com.br

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