Nutanix anuncia resultados do segundo trimestre de 2018

Empresa encerrou período com crescimento de novos clientes e crescimento de 57% no faturamento e de 44% nas receitas

Data: 14/03/2018

A Nutanix (NASDAQ: NTNX), líder em computação em nuvem corporativa, está anunciando os resultados financeiros do segundo trimestre fiscal de 2018. Os destaques da empresa no período foram:

• Receitas de US$ 286,7 milhões, crescendo 44% em relação ao ano anterior em comparação aos US$ 199,2 milhões no segundo trimestre fiscal de 2017. Isso reflete a eliminação de aproximadamente US$ 14 milhões em receita de hardware no trimestre, à medida que a empresa executa sua mudança para aumentar as receitas de software;

• Faturamento de US$ 355,9 milhões, crescendo 57% em comparação aos US$ 227,4 milhões no segundo trimestre do ano fiscal de 2017;

• Lucro bruto GAAP de US$ 178,2 milhões. O número representa aumento de 46% em relação ao ano anterior, que totalizou US$ 122,4 milhões no segundo trimestre fiscal de 2017. Já o lucro bruto não-GAAP foi de US$ 182,2 milhões, aumento de 45% em relação ao mesmo período, que totalizou US$ 126 milhões;

• Perdas líquidas menores, US$ 62,6 milhões GAAP, em comparação aos US$ 76,4 milhões no segundo trimestre fiscal de 2017;

• Investimentos em caixa e de curto prazo de US$ 918,3 milhões, aumento de 159% em relação ao mesmo período de 2017;

• Fluxo de caixa operacional: US$ 46,4 milhões, em comparação a US$ 19,8 milhões no mesmo período de 2017.

"Tivemos um trimestre excelente que demonstrou nossa forte execução em muitas iniciativas de negócios. Nossa mudança para uma estratégia centrada em software está seguindo um bom caminho e alinhamos nossas vendas em fevereiro para suportar a transição", disse Dheeraj Pandey, presidente, fundador e CEO da Nutanix. "O sucesso contínuo com os clientes Global 2000, a força da execução de grandes negócios e o número recorde de novos clientes provam que estamos reduzindo os problemas de nossos clientes e fornecendo uma experiência de qualidade incomparável", afirmou.

"Estamos muito orgulhosos do nosso desempenho no segundo trimestre. Durante o período, registramos resultados recorde em todas as geografias, com um desempenho muito forte nas regiões EMEA e APJ. Nosso crescimento de vendas de 57%, em relação ao ano anterior, e nosso aumento de 45% no lucro bruto não-GAAP foram melhores do que o esperado ", disse Duston Williams, CFO da Nutanix. "Nosso faturamento de software e suporte também aumentou significativamente durante o trimestre, demonstrando progresso à medida que a transição para um modelo de negócios centrado em software acontecia. Nosso foco em iniciativas estratégicas, junto com uma oferta de dívida convertível bem-sucedida, colocou a Nutanix em uma posição forte para o futuro".

Outros destaques:

• Crescimento contínuo dos clientes: a Nutanix encerrou o segundo trimestre fiscal de 2018 com 8.870 clientes, somando 1.057 novos usuários durante o período. As conquistas incluem Arca Continental, DB Systel, JetBlue Airways, Multi Commodity Exchange of India Limited (MCX), Nexen (uma Companhia Limitado CNOOC) e Schroders;

• Número acelerado de contratos acima de US$ 1 milhão: 57 clientes com negócios com mais de US$ 1 milhão no trimestre, representando um aumento de 104% ano a ano;

• Líder no Quadrante Mágico do Gartner em Infraestrutura Hiperconvergente: a Nutanix acredita que sua colocação no Quadrante Líder é uma validação de sua liderança no mercado e de sua visão para se tornar o sistema operacional da próxima geração na nuvem corporativa;

• Lançamento da Versão 5.5: com a automação e orquestra de Calm, a Nutanix lançou a versão 5.5, a maior e mais abrangente, oferecendo novos recursos e aprimoramentos no Nutanix Enterprise Cloud OS;

• Assinatura de cinco contratos de software e suporte acima de US$ 3 milhões: a Nutanix assinou cinco contratos superiores a US$ 3 milhões, dos quais três valem mais que US$ 5 milhões no trimestre, todos com clientes da lista Global 2000;

• Acordo definitivo para adquirir a Minjar: assinado acordo definitivo para adquirir o Minjar e seu serviço Botmetric, empresa de soluções de tecnologia em nuvem que ajuda outras a abraçarem a nuvem efetivamente e otimizar seus ambientes multi-cloud para maior desempenho e menores custos;

• Contratação de líderes da indústria em funções principais: novos executivos como Aaron Bean, Diretor de Recursos Humanos, Rodney Foreman, VP e Global Channel Sales, Ben Gibson, Diretor de Marketing, Ricardo Jenez, VP Sênior de Desenvolvimento, e Chris Kozup, VP Sênior de Marketing Global.