S Forms coloca artistas e público no palco para desconstruir a obra de Schafer em performance inédita

Espetáculo de arte contemporânea que explora corpo, movimento e som faz curta temporada de 21 a 23 de julho no Teatro Positivo Pequeno Auditório. Criação de Carmen Jorge, Edith de Camargo e Édi Marques.

“Muitos artistas da voz só cantam parados e existe uma certa tradição nisso. Mas nós queremos ver os resultados de um corpo que emite som em movimento" C. Jorge

Local: Curitiba, PR

Data: 17/07/2017

A subversão e a inventividade do trabalho do compositor, músico e artista plástico Murray Schafer, dão o tom da pesquisa multiartes inédita envolvida na criação de S Forms. O espetáculo não é um musical no sentido tradicional, mas sim uma performance contemporânea que explora relações entre som, corpo e movimento com a construção de paisagens sonoras e corporais. É uma obra potente, porém delicada, inspirada na composição “Snowforms” e coreografada para nove artistas mulheres dividirem o palco com o público, proporcionando uma relação íntima de apreciação de detalhes. A temporada acontece de 21 a 23 de julho de 2017, com ingressos populares.

A proposta de S Forms partiu de uma pesquisa aberta que resultou em uma obra autoral, rica em imagens, ruídos e sensações. O projeto nasceu de um intercâmbio entre aulas de corpo de Carmen Jorge e de voz de Edith de Camargo. A curiosidade sobre as habilidades complementares, presentes no canto e na dança, ganhou força durante um espetáculo que reuniu as duas. Em seguida, Édi Marques apresentou o trabalho de Murray Schafer para Carmen, a qual lançou a proposta inédita para o trio: criar uma nova obra, com alto nível de exigência, onde bailarinas cantam, cantoras dançam e atrizes cantam e dançam.

A direção, a coreografia e os figurinos são de Carmen Jorge. A profissional é uma das mais atuantes no Brasil, dirige a companhia PIP, é professora da UFPR, traz no currículo vários prêmios e também trabalhos apresentados na Itália e em Nova Iorque. Recentemente assinou as coreografias do espetáculo “Guernica” com direção de Laura Haddad, da peça “Salomé” com texto de Fausto Fawcett, do show da cantora Rafa Gomes (finalista do The Voice Kids), e do musical “O Grande Sucesso” com o ator e músico Alexandre Nero.

A regência é de Édi Marques, especialista em Coros Infantis e Juvenis pela Fundación Schola Cantorum de Venezuela e em Direção de Coros pela Universidad Simón Bolivar, que foi assistente de regência e direção musical do Coro e Orquestra do HSBC e já regeu o Coral infantil da UFPR.

Edith de Camargo responde pela preparação vocal. Reconhecida por sua produção autoral, bem como pela composição de trilhas sonoras e por codirigir o grupo Wandula, Edith é compositora, pianista, arranjadora, vocalista, professora de canto e acordeonista. Já foi premiada diversas vezes e entre seus últimos trabalhos estão as peças “Lovlovlov”, “Contos de Nanook”, e “O Grande Sucesso”.

Fora o trio principal de criadores, a equipe também conta com Vadeco Schettini nas interferências sonoras. O profissional tem um vasto portfólio onde se destacam as trilhas e sonoplastias para cinema, teatro, dança e seriados de TV no Brasil e exterior.

O traço mais peculiar de S Forms, seu caráter experimental, ultrapassou o trabalho criativo coletivo e se fez presente até na busca pelas nove integrantes, levando a equipe a lidar com o imprevisível. “Muitos artistas da voz só cantam parados e existe uma certa tradição nisso. Mas nós queremos ver os resultados de um corpo que emite som em movimento, quais soluções ele encontra. O teste foi difícil, é algo inédito em Curitiba. Tivemos atrizes, cantoras populares, cantora eruditas e bailarinas, o que nos permitiu ousar nas escolhas”, afirma C. Jorge.

S Forms é uma realização da Arco Produções Artísticas Ltda, incentivo do Grupo Positivo e apoio de Centro Cultural Teatro Guaíra, Cabify, BDrops TV e UniFM. Projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Sobre a Arco Produções Artísticas:

A Arco Produções Artísticas foi fundada pela bailarina e coreógrafa Carmen Jorge em 2002 com o interesse em pesquisa híbrida de linguagens cênicas, principalmente dança contemporânea, e também para atender as necessidades da companhia independente PIP Pesquisa em Dança. Está sediada em Curitiba e, atualmente, coordena projetos artísticos de vários segmentos.

Entre os últimos trabalhos da Arco, estão a elaboração, direção e produção dos projetos: “CLOUDS”, solo contemplado pelo projeto O Boticário na Dança 2015 e convidado para a Mostra Novos Repertórios (PR) e Mostra Modos de Existir no SESC Santo Amaro; “Quero ter esta fé”, solo apresentado em Nova Iorque; “Bolsa Funarte Residência em Artes Cênicas” de 2010 (Brasil/NYC); e “Procultura/Espaço Cênico PIP Galeria”, da PIP Pesquisa em Dança em 2011/2012. A produtora também participou do Channel Sul – Dança Latino Americana em Nova Iorque, com o espetáculo “3Mg – Gingaestética” da companhia PIP; e do festival Fabbrica Europa na Itália.

Ficha Técnica – S Forms

Direção Musical: Édi Marques

Direção Artística, Coreografia e Figurino: Carmen Jorge

Direção Vocal: Edith de Camargo

Bailarina Convidada: Malki Pinsag

Elenco: Rosana Stavis, Helen Tormina, Michelle Pucci, Lilian Marchiori, e também Ana Caroline Oliveira, Carmela Ferraz, Renata Melão e Thaisa Marques

Intervenção Sonora: Vadeco

Iluminação: Wagner Correa

Produção: Bia Reiner e Arco Produções Artísticas

Assessoria de Comunicação e Imprensa: Luciana Melo

Arte Gráfica: Pablito Kucarz

Fotos: Leandro Taques

Vídeo: Alan Raffo

Serviço:

S Forms

Pesquisa/Performance de movimento e som

Local: Teatro Positivo – Pequeno Auditório

Endereço: R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300. Campo Comprido. Curitiba-PR. CEP 81280-330

Datas: 21, 22 e 23 de julho - De sexta a domingo

Horários: 19h30 e 21h00

Ingressos: R$ 15,00 e 7,50 (meia)

Assinantes Clube Gazeta do Povo ganham 50% de desconto para compra de um par de ingressos.

Venda: somente em dinheiro, direto no teatro.

A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.

Lotação: 60 pessoas

Duração: 25 minutos

Classificação Indicativa: Livre

Usuários Cabify com o código SFORMS ganham 40%OFF em 2 corridas com destino ou origem no Teatro Positivo.

Transporte gratuito até o teatro por van: saída 18h50 e 20h20, em frente ao Guaíra na Rua Conselheiro Laurindo. Sujeito à lotação.

Informações e reservas por WhatsApp: 41 99235-4389

Visite @SForms.espetaculo no Facebook.



Website: https://www.facebook.com/SForms.espetaculo

Website: https://www.facebook.com/SForms.espetaculo