Sustentabilidade e desenvolvimento social em Comunidades cariocas serão debatidos em evento no Museu do Amanhã

Evento vai reunir especialistas na discussão dos desafios e soluções

Nosso projeto tem foco no parto humanizado, com doulas oferecendo suporte emocional e físico para gestantes no Alemão. Precisamos de ajuda financeira para realizar esse sonho", Camila Habdallah

Local: Rio de Janeiro

Data: 19/05/2017


O Movimento Ecozen promove neste sábado, dia 20, no Museu do Amanhã, um debate sobre o desenvolvimento sustentável nas comunidades, economia criativa e desenvolvimento social. Representantes de projetos de comunidades e especialistas estarão reunidos para discutir que modelo de desenvolvimento sustentável é capaz de mudar o cenário econômico atual nas comunidades e quais os desafios e soluções para o avanço socioeconômico dos territórios com alto grau de vulnerabilidade social. O encontro também vai mostrar quem está incentivando ou empreendendo projetos com alto impacto nas comunidades do Rio de Janeiro.

Sérgio Besserman, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro; Laís Trajano, da Avante, instituição que leva um serviço financeiro humanizado para os moradores das favelas; Luiz Fernandes, da Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (Coopama); Vania Sanches, do IVIG/Coppe/UFRJ; Luísa Rodrigues, da plataforma Benfeitoria: financiamento coletivo; Vera Cordeiro, da Associação Saúde Criança; Mariluce Mariáe Robson Santos, do Coworking Alemão; Zulu TR, do Centro de Referência da Juventude da Cidade de Deus; Robson Borges, da Coopliberdade e Cariocas em Ação, são alguns dos participantes.

O evento também vai apresentar cinco projetos de Comunidades cariocas para potenciais investidores e financiamento coletivo, que integram o Programa de Incubação liderado do Movimento Ecozen. O programa é direcionado para jovens nascidos e criados em territórios de alta vulnerabilidade social no Rio de Janeiro. Os líderes dos projetos farão apresentações rápidas sobre suas iniciativas e elas serão lançadas na plataforma de crowdfunding Benfeitoria, que mobiliza recursos para projetos de impacto cultural, social, econômico e ambiental pela internet. A plateia poderá fazer sua colaboração na hora.

No início deste ano, o Ecozen fez uma chamada pública para as inscrições de projetos sociais que vão ajudar a transformar suas comunidades e após uma curadoria chegou aos cinco finalistas. Cada iniciativa está em um estágio de maturação diferente e aborda uma temática: Em Bangu, Allan Pierre vai levar arte, cultura e horta orgânica para uma comunidade de 20 mil moradores; na Cidade de Deus, Danielle Oliveira vai promover cultura e alimentação saudável; em Catiri, Jéssica Silva está implementando curso preparatório para concursos; em Inhaúma, Gilson Vieira, fez parceiras com artesãs e empresas e utiliza resíduos têxteis em trabalhos como o crochê, bordados e macramê ; e no Complexo do Alemão, Camilla Habdallah vai trabalhar com os moradores contribuindo para minimizar abusos relacionados à violência obstetrícia, gravidez precoce e desigualdades de gênero.

Segundo Camila, o projeto trabalhará com doulas oferecendo suporte físico e emocional a mulheres grávidas no Alemão, mas como explica, só será possível, na maneira como está planejado, com ajuda financeira da população ou de investidores. "Me ajudem a difundir esse sonho", diz ela.

“Todos esses projetos terão uma importância significativa em suas comunidades, mas precisam de mais planejamento e investimento para crescer. Vamos dar a eles condições para isso. Já temos uma equipe de 56 mentores, especialistas em várias áreas, que atuarão como orientadores desses grupos com objetivo de fortalecê-los ao longo do período de seis meses - de julho a dezembro de 2017. Durante o evento, teremos computadores conectados na página da Benfeitoria para que a plateia possa apoiar as iniciativas que mais se identificar, além de potenciais investidores na plateia. Esperamos sair de lá com nova perspectiva para essas iniciativas”, explicou Maurício Filho, líder do Ecozen.

O evento também vai reunir pela primeira vez o mentor Jivan Pramod (Metamorfose) e o coach e palestrante americano Kute Blackson, autor do livro "You Are The One ", que farão as palestras "O Caminho do Amor: Da Mente para o Coração" e " Awaken Your Power: The World Needs You Now ", respectivamente.

Sobre o Movimento
O Movimento Ecozen é uma iniciativa em prol da sustentabilidade e do desenvolvimento humano com o objetivo de sensibilizar e motivar o público sobre um novo modo de vida. Um de seus pilares atua para o empreendedorismo em territórios de vulnerabilidade social na cidade do Rio de Janeiro e outras importantes cidades do país através do seu programa de incubação. O programa tem o objetivo de desenvolver o ser humano de forma integral e traz a oportunidade para a sociedade civil se engajar pela igualdade social e a erradicação da violência, através da educação e empoderamento. O movimento é formado por mentores, embaixadores, agentes ligados à sustentabilidade, equilíbrio do ser, economia colaborativa e criativa. A atuação do Movimento pode ser acompanhada pela página no Facebook.

Serviço:
Local: Museu do Amanhã – Praça Mauá – Rio de Janeiro
Horário: de 9h às 21h
Informações e inscrições: https://www.facebook.com/movecozen